São João

O roteiro das festas juninas de São Luís

Festividade tradicional de maior sucesso em São Luís começa neste fim de semana e se estende durante todo o mês de junho em vários espaços da Ilha

????????????????????????????????????

Organizada pela iniciativa privada ou promovida pelo setor público, uma das maiores festas do Maranhão, o São João, já está com os motores aquecidos para dar partida. As festas juninas, que movimentam a cidade com milhares de pessoas prestigiando as apresentações onde a estrela é o bumba boi, devem ter por mais um ano um composto de beleza e alegria em diversos pontos da capital. E quem ainda tem dúvida para onde ir, ou quer saber onde será a festa mais próxima de casa, aí vai um roteiro das principais festas de São Luís.

Prévia no Centro Histórico
O São João de Todos, promovido pelo governo do estado, começa em seguida, dia 1º de junho, com apresentações folclóricas no Centro Histórico. Na prévia, seis grupos se apresentam sempre às quintas-feiras, a partir das 18h, no Canto da Cultura, localizado no encontro das ruas Portugal e da Estrela; e às sextas-feiras, também às 18h, com grupos de tambor de crioula na Praça da Faustina.

Festa oficial
As praças Nauro Machado e Maria Aragão, o Ipem e a Vila Palmeira serão os arraiais que terão programação oficial a partir do dia 14 de junho. Com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, a programação segue até o dia 2 de julho. O palco dos artistas maranhenses será a Praça Nauro Machado, com shows musicais às sextas-feiras e aos sábados. Outras atrações se apresentarão, aos sábados, nos arraiais do Ipem, Maria Aragão e Vila Palmeira.

Convento das Mercês
O prédio histórico vai abrigar o São João da Thay, dia 28 de junho. A festa, promovida pela influenciadora digital Thaynara OG, é em beneficência à Fundação Antônio Brunno para construção da nova sede, e vai apresentar, além de atrações juninas do estado, convidados nacionais e participação de personalidades da internet. O evento é pago.

Ceprama
O Ceprama vai abrigar mais uma vez a tradicional prévia da Festança Junina, que acontece este ano pela 13ª vez. A abertura oficial será nesta sexta-feira (26), a partir das 19h. A Festança continuará sábado (27) e domingo (28), às 19h, com apresentação de grupos de bumba meu boi, lelê, ritmos maranhenses, shows com artistas locais e muito forró pé de serra. A entrada é franca. “É uma festa que vem se consolidando e a cada ano aumenta o número de participantes, de atrações. O público tem prestigiado e esperado com ansiedade essa festa que é para valorizar o São João do Maranhão”, aponta Mário Jorge, produtor e idealizador da festa. Para o primeiro dia estão confirmados o Lelê de São Simão, Boi de Maracanã, Boi Barrica, Boi de Nina Rodrigues, Boi da Maioba, shows com Rosa Reis, Gabriel Melônio, César Teixeira e Daffé.

Arraial Pertinho de Você
Uma vasta programação de shows musicais foi montada especialmente para agradar ao público que, pelo terceiro ano consecutivo, prestigiará o Arraial Pertinho de Você, na Cohama, ao lado da Batique Brasil entre os dias 3 e 28 de junho. Bandas e artistas como Limão com Mel, Forró dos Plays, Forrozão Tropykalia, Moleca 100 Vergonha, Willey Gomes e Alcione subirão ao palco, abrilhantando cada noite com muito ritmo e romantismo.

São Luís Shopping
No dia 30 de junho, o Arraiá 4 Mãos promete fazer tremer o estacionamento do São Luís Shopping, no Jaracaty. O evento, que promete a presença da cantora Marília Mendonça e do cantor Luan Santana, é muito esperado pelos fãs de ambos os artistas. A festa também deve ter as apresentações do Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues e Kátia Cilene. O evento é pago.

Shopping da Ilha
De 10 a 24 de junho acontece o Arraial da Ilha. Serão 15 dias com várias atrações folclóricas da cidade e barraca com comidas típicas, oficinas de dança, brincadeiras, entre outras atividades.

São João em 12 bairros
Além do circuito oficial, o Governo do Maranhão apoia arraiais em 12 bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Coahatrac , Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias