São Luís

Número de crianças em situação de rua em São Luís caiu em mais da metade

Os dados são do Serviço Especializado de Abordagem Social, responsável pela identificação de crianças nas ruas e direcionamento para os serviços socioassistenciais

Reprodução

De acordo com o Serviço Especializado de Abordagem Social da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), o número de crianças e adolescentes em situação de rua foi reduzido em 55%. Em 2013, segundo o levantamento realizado pela Semcas, São Luís possuía 259 crianças vivendo em situação de rua. Atualmente, o número caiu para 123.

O serviço de abordagem social da Semcas considera, no mapeamento, casos de crianças que possuem algum vinculo familiar, mas estão expostas a alguma situação de risco como exploração sexual, violência doméstica, dependência química, entre outras e que devido a isto passam o dia nas ruas.

Após a identificação, a criança e/ou adolescente, a depender da situação, é encaminhado para os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); inserção no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Acolhimento e rede socioassistencial.

Entre os anos de 2013 e 2016, São Luís também avançou em sete dos dez indicadores analisados pela Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias