Corrida

Mais de 800 pessoas participam da Corrida SESI do Trabalhador em São Luís

Competição fez parte da Festa do Trabalhador promovida pelo SESI para industriários e comunidade. Iniciativa reuniu mais de 3 mil pessoas em quatro cidade maranhenses

Reprodução

Hábitos saudáveis, muito treino e não ter vícios como álcool ou cigarro. Para o maranhense Sérgio da Rocha Soares, 36 anos, esses foram alguns dos ingredientes que o levaram a vencer a edição 2017 da Corrida SESI do Trabalhador, na categoria Industriário, em São Luís. Empregado da Berg Engenharia, onde trabalha como armador, Sérgio comemorou o Dia do Trabalho na festa promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), entidade do Sistema FIEMA, no 1º de maio, na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi. Em 19 minutos e 33 segundos, ele correu os 5 km da competição, e saiu com o prêmio de R$ 700,00.

“Acho que o trabalhador merece essa festa. Na minha empresa, meu patrão apoia o esporte e sempre me libera para treinar. Participo há cinco anos, mas ainda não tinha conquistado o primeiro lugar. Estou muito feliz e vou usar o prêmio para ajudar minha mãe, que precisa mais do que eu”, disse o trabalhador atleta.

E como maio, além do mês do trabalhador, é o mês das mães, a administradora Thaís Gomes Vasques Diniz , 24, natural de Pinheiro-MA, aproveitou também para homenagear a sua, atribuindo a ela o prêmio de 1º lugar no percurso de 10km, categoria Industriário. “Ela queria vir, mas como era muito cedo, eu disse para ficar dormindo. Ela disse que ia torcer de casa. Deu certo!”, contou animada a trabalhadora da Cemar.

Em São Luís, cerca de 850 pessoas participaram da corrida em diversas categorias, nos percursos de 5 km e 10 km, e mais de 1 mil, ao todo, aproveitaram as atividades esportivas, recreativas e culturais da Festa SESI do Trabalhador, como torneios de futebol, xadrez, futsal, futevôlei e formação esportiva (escolinha), shows musicais, circuito saúde, e alimentação saudável.

INCLUSÃO
Na categoria Pessoa com Deficiência (PcD), deficientes visuais, intelectuais e cadeirantes participaram, no percurso de 5 km, do SESI Araçagi até o retorno da UPA, com chegada de volta na unidade. Dois deles vieram do Pará só para a competição. Os cadeirantes Sérgio Silva Rocha e Miranildo de Freitas, de Belém, correram pela primeira vez no Maranhão. “A corrida daqui é muito boa, tem seu grau de dificuldade, com subidas e descidas no percurso, mas o que almejamos é sempre superar nossos limites”, disse Miranildo, que conquistou o troféu de 2º lugar na competição.

Quem também vem se superando nas corridas de rua é Daucyana Castro, jornalista maranhense, que começou no atletismo há 4 anos, ao descobrir que estava pré-diabética, pesando 76 kg e com todas as taxas acima do limite. De lá para cá não parou mais. “Comecei caminhando e com seis meses já estava correndo. Hoje tenho mais de 52 medalhas e já corri provas de 21 km em Brasília. A corrida é viciante, você começa e não quer mais parar. Perdi 16 kg, estou mais disposta e minhas taxas estão ótimas”, destacou ela, enumerando os benefícios da escolha por uma vida mais saudável.

Para o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, a preocupação com a saúde tem levado cada vez mais maranhenses a participarem da competição. “A Festa SESI do Trabalhador, não só com a corrida, tem a proposta de desenvolver ações de promoção à saúde para o industriário e também para a comunidade, além de ser um momento de confraternização”. Este ano, a festa do 1º de maio ocorreu também em Imperatriz, Caxias e Bacabal.

Na capital, a festa contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Acerolima, Blitz Urbana, Buona, Café 3 Corações, Cliap – Clínica de Acupuntura & Pilates, Companhia de Arte Versales e Banda Deusas do Olorum, Centro Elétrico, Corpo de Bombeiros, Credishop, Curso de Educação Física – UFMA, Faculdade CEST, Formulare, Guarda Municipal de São José de Ribamar, Hinode, Jafra, Mary Kay, Óticas Carol, Polícia Militar do Maranhão, Prefeitura de São José de Ribamar, Psiu, Ravvivare, Safemed, Sindicato dos Árbitros e SMTT.

A funcionária pública Ana Célia Viana usufruiu de boa parte dos serviços oferecidos pelos parceiros no circuito saúde e beleza, além de participar da corrida em São Luís. “Já fiz sobrancelha, massagem e limpeza de pele. Gostei muito da corrida, foi a primeira vez que participei”, disse ela.

Em Imperatriz, além dos primeiros colocados, a corrida também premiou o atleta mais novo e o mais idoso: João Pedro Leal, 18 anos, e Carlos Pereira, de 75 anos, respectivamente. Ao todo foram 200 participantes da indústria e comunidade, que mostraram muita energia durante o percurso de 5 km. Doze equipes da comunidade e seis da indústria ainda participaram dos torneios esportivos promovidos na unidade do SESI. A equipe Vale das Carretas levou a melhor nas atividades da indústria e a Tocauto venceu as equipes da comunidade. A programação seguiu até o meio dia com roda de capoeira, jogos de xadrez, dama e muita música no pátio do SESI. A festa teve apoio da Suzano Papel e Celulose.

Em Bacabal, o Passeio Ciclístico ocupou o percurso próximo à unidade do SESI, envolvendo trabalhadores da indústria e comunidade na Festa do Trabalhador. Ainda pela manhã, houve torneio de futsal, atividades recreativas para as crianças, com oficinas de pintura de rosto e brinquedos infláveis, além da animação musical com as bandas Los Magos e Recomeço.

Já em Caxias, apesar da chuva, a festa SESI iniciou com uma caminhada, seguida por torneios esportivos e recreação infantil, aulas de aeróbica, brinquedos infláveis, atividades aquáticas e animação musical.

PREMIADOS EM SÃO LUÍS

Percurso de 10 km para trabalhadores da indústria – masculino
1º lugar: Antonio de Jesus Furtado Silva
2º lugar: Pedro Figueiredo de Jesus
3º lugar: Joniel Carlos Silva dos Santos

Percurso de 10 km para trabalhadores da indústria – feminino
1º lugar: Thais Gomes Vasques Diniz
2º lugar: Thays Moreira de Barros
3º lugar: Rosalia Maria Bordalo Martins

Percurso de 5 km para trabalhadores da indústria – masculino
1º lugar: Sergio da Rocha Soares
2º lugar: Wyderlan Abreu do Nascimento
3º lugar: Crisjean Moreira Souza

Percurso de 5 km para trabalhadores da indústria – feminino
1º lugar: Andrea Farias de Moura
2º lugar: Maria Silvana Gomes Viana
3º lugar: Glauciany Raquel de Sá Oliveira

Percurso de 10 km para comunidade – masculino
1º lugar: Josimar da Conceição Silva
2º lugar: João Batista da Silva Negreiro
3º lugar: Ademilson Ribeiro Correia

Percurso de 10 km para comunidade -feminino
1º lugar: Cleudilene Ramos dos Santos
2º lugar: Maria Virlene Silva Alencar
3º lugar: Ana Cláudia da Silva Costa

Percurso de 5 km para comunidade – masculino
1º lugar: Eric Adriano Silva Santos
2º lugar: Diogo Matheus Barros da Silva
3º lugar: Ivaldo da Silva Costa

Percurso de 5 km para comunidade – feminino
1º lugar: Luana Silva Caldas
2º lugar: Simária Uchôa de Menezes
3º lugar: Maria de Jesus Rodrigues da Silva

Percurso de 5 km para Pessoas com Deficiência (PcD), na categoria masculino – CADEIRANTE
1º lugar: Rodrigo Costa dos Santos
2º lugar: Miranildo Moura de Freitas
3º lugar: Valdir Simão

Percurso de 5 km para Pessoas com Deficiência (PcD), na categoria feminino – CADEIRANTE
1º lugar: Francinalva Santana Dutra

Percurso de 5 km para Pessoas com Deficiência (PcD), na categoria masculino – INTELECTUAL
1º lugar: Luís Kácio dos Santos Costa
2º lugar: Josuelson Matos da Silva
3º lugar: Marcio Herberth Monroe Anchieta

Percurso de 5 km para Pessoas com Deficiência (PcD), na categoria feminino – INTELECTUAL
1º lugar: Danielle Batista Gonçalves
2º lugar: Lidiane Rodrigues Fontinele
3º lugar: Aline Nascimento dos Santos

Percurso de 5 km para Pessoas com Deficiência (PcD), na categoria masculino – VISUAL
1º lugar: Antonio Carlos Cavalcante Neves
2º lugar: Wilson Ferreira da Silva

Percurso de 5 km para Pessoas com Deficiência (PcD), na categoria feminino – VISUAL
1º lugar: Maria da Conceição Silva Soares

Percurso de 5 km para idoso na categoria masculino (+60)
1º lugar: João Alves de Barros
2º lugar: José Gomes da Silva
3º lugar: Carlos Henrique Azevedo Xavier de Souza

Percurso de 5 km para idoso na categoria feminino (+60)
1º lugar: Clea Lima Costa
2º lugar: Margarida Maria de Paiva Fontenelle
3º lugar: Lea Lima da Costa

PREMIADOS EM IMPERATRIZ

1º lugar masculino – Raimundo Ferreira
1º lugar feminino – Antônia Alves
Competidor mais novo – João Pedro Leal -18 anos
Competidor mais idoso – Carlos Pereira – 75 anos

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias