Saúde

Governo participa do 1º Encontro Maranhense de Políticas Públicas sobre Drogas

O evento ofertou 10 minicursos, lançamento de livros e várias palestras

Reprodução

A Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (Remadd) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio do Governo do Estado, realizaram nos dias 19 e 20, o 1º Encontro Maranhense de Políticas Públicas Sobre Drogas, no Centro Pedagógico Paulo Freire, Cidade Universitária Dom Delgado, no campus da UFMA.

Com o tema ‘a melhor prevenção é a sua presença’, o encontro propôs a promoção de um espaço de exposição e diálogo sobre as atuais ações voltadas para as políticas públicas sobre drogas no Maranhão nos diversos segmentos do poder público juntamente com a sociedade civil organizada.

O evento ofertou 10 minicursos, lançamento de livros e várias palestras com profissionais que atuam nos eixos prevenção, cuidado, educação, espiritualidade, autoridade, pesquisa, e reinserção. Além da exposição da 1ª Mostra Maranhense ‘Parceiros da Paz’, com apresentações de trabalhos de ONGs e atividades terapêuticas.

Representando o governador Flávio Dino, Marcos Pacheco, secretário de Políticas Públicas, falou dos desafios e perspectivas no cenário atual das políticas públicas sobre drogas. “É fundamental que as instituições estejam absolutamente integradas. Por isso, estabelecemos desde o início do ano o Fórum Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, com reuniões a cada 15 dias. Nosso próximo passo é empossar os membros do Conselho Estadual no mês que vem. Teremos um conselho forte, capaz de discutir e decidir os rumos e soluções que precisamos tomar”, destacou Marcos Pacheco.

Nair Portela, reitora da Ufma, falou sobre a importância da união para o fortalecimento das ações “A instituição dos conselhos escolares é fundamental para que esse assunto seja debatido, discutido, que se estabeleçam caminhos. Acredito que com a instituição do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas teremos uma grande força em todas as áreas, para conseguirmos baixar os indicadores negativos. Precisamos, organizadamente, enfrentar e lutar em prol dessa causa que é social, mundial, que assola cada vez mais”, explicou Nair Portela.

Para o presidente da Remadd e coordenador geral do evento, Erisson Sousa Lindoso, o Maranhão tem avançado na aproximação do poder público com a sociedade civil. “A procura de informações acerca da problemática das drogas é muito grande. Por isso, se faz necessário que o poder público e a sociedade civil façam uma integração, atuando como um órgão só numa rede organizada para fortalecer a prevenção e diminuição do tráfico de drogas, onde as polícias têm feito seu trabalho, mas é necessário o apoio de todos nós”, finalizou Erisson Sousa.

Dentre os minicursos, destacaram-se – A importância da comunidade escolar na prevenção às drogas, com o professor e supervisor escolar da Secretaria de Estado da Educação, José de Arimateia Vieira Conceição; Saúde mental, álcool e outras drogas, com o técnico da coordenação de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde, Patrício Barros; O papel da rede psicossocial no tratamento da dependência química, com o diretor do Caps ad do Estado, Marcelo Costa; e a Criação de conselhos municipais de politicas sobre drogas, com a assessora especial do Governo do Estado, Margareth Cutrim.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias