Literatura

Escritor lança livros infanto-juvenis com histórias maranhenses

Público infanto-juvenil desfrutará das aventuras dos personagens Rafael e Touchê, criados pelo escritor maranhense Wilson Marques, em uma caixa de livros que vai percorrer dez cidades maranhenses

Reprodução

O escritor maranhense Wilson Marques está lançando a caixa de livros infanto-juvenil Passeio pela história e cultura maranhense, que vai percorrer dez cidades maranhenses. A largada da caravana será nas cidades de Açailândia e Imperatriz, dia 18 de maio. Depois segue para Caxias e Timon (26/5), Pinheiro (29/5), Viana (30/5), Santa Inês (31/5), Pedreiras (1º de junho), São José de Ribamar (2 de agosto), Paço do Lumiar (14 de agosto) e, fechando a programação, chega a São Luís em 23 de agosto, na Associação São Benedito do Bairro de Fátima.

Em entrevista a O Imparcial, Wilson Marques revelou que a primeira edição da caixa de livros circulou apenas por São Luís e que, devido à grande repercussão, o projeto estendeu-se para os dez municípios do estado. “A ideia é levar esses livros para que estas crianças estudantes de escolas públicas e privadas possam ter acesso a informações da cultura maranhense”, disse o escritor, explicando que, em todas as cidades, os lançamentos serão feitos em escolas públicas ou espaços culturais. Além de bate-papo com crianças e adolescentes, haverá apresentação do grupo Xama Teatro, com peças inspiradas nos textos dos livros. Também serão distribuídos kits (cada um com seis livros) que reúnem as aventuras do personagem Touchê.

Wilson Marques explicou que Touchê é um sujeito esquisito de quem fica amigo de um garoto chamado Rafael que vive com os pés no chão e a cabeça nas nuvens. Com Touché, o menino passa a aprender um bocado de coisas interessantes sobre a história e a cultura popular do Maranhão. Na primeira aventura, Touchê em a invasão francesa e a fundação de São Luís, Rafa e seu estranhíssimo companheiro, a história da fundação da França Equinocial por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, e do sonho francês de se fixarem no Maranhão. O escritor ressaltou ainda que todos os livros que fazem parte da caixa foram inspiradas nas Lendas Maranhenses e em fatos históricos típicos do Maranhão sempre com temáticas voltadas para o público infanto-juvenil.

O escritor acrescentou ainda que o objetivo principal do projeto é promover o incentivo à leitura entre crianças e adolescentes e disseminar o conhecimento a respeito do Maranhão e das suas lendas e tradições. “A maioria das escolas da capital, tanto pública quanto privada, já adotou os livros como paradidáticos em sua grade curricular. São obras importantes para que as crianças possam conhecer a história do Maranhão de uma forma lúdica no momento que a tradição oral está perdendo espaço para outras culturas. Por isso, é importante que estes livros chegassem às mãos destas crianças antes que essas tradições se perdessem. Na verdade, é um resgate destas culturas que estão ameaçadas”, acrescentou o escritor.

QUATRO PERGUNTAS// WILSON MARQUES

Qual a importância desta coleção circular por estas cidades?
É importante porque esta circulação tem efeito pedagógico no sentido de mostrar que se pode fazer projetos desse nível que podem contribuir com a educação destas crianças. Vejo também como um incentivo para criar uma atmosfera para que os gestores de outras prefeituras percebam a importância da literatura infanto-juvenil.

Mas você também tem outras obras literárias para outros tipos de públicos. E se já tem algum outro livro na gaveta que será lançado?
Sim. Tenho outros livros que também considero importante como a biografia O jovem João do Vale que foi lançada pela editora Nova Alexandria. Também lancei os livros A menina inhame e Os dois irmãos Olu, que foram baseados em contos africanos escritos em literatura de cordel pela Sesi-Sp Editora. E vou lançar ainda até o final do segundo semestre Artes e manhas do jabuti, que são seis contos da tradição da etnia guajajara do Maranhão, onde eu mostro que o jabuti é o grande protagonista onde todo mundo pensa que ele é bobo, mas de bobo não tem nada. Mostro que a esperteza pode vencer a força bruta.

Você tem algum método para escrever seus livros?
Não. Eu não tenho método não. Eu consigo escrever meus livros a qualquer hora. Às vezes começo um trabalho e, quando percebo que ele está ficando cansativo, parto para outro que estava abandonado e continuo a produzir. É algo interessante que eu particularmente eu gosto de fazer. Hoje temos que ficar muito atento observando o que o mercado pode absorver. Ninguém escreve um livro que sabe que terá dificuldade de vende-lo.

O que significa literatura para você?
Escrevo desde a época que cursava jornalismo na universidade. Mas só percebi que realmente seguiria a carreira de escritor quando lancei o meu primeiro livro aos 28 anos. Lembro que quando li a biografia de Roberto Civita – dono da banca que conta a história da editora Abril, ele disse algo que marcou bastante: Faça o que você gosta com alegria. Então, posso afirmar que escrever para mim é diversão. Enquanto estiver me divertindo, pode ter certeza que estarei escrevendo um livro.

CALENDÁRIO DOS LANÇAMENTOS DA CARAVANA

Dia 18 de maio
Açailândia – Local indefinido
Imperatriz – Local indefinido

Dia 26 de maio
Caxias – Escola São Vicente de Paulo
Timon – Projeto Aprendendo Música – Centro Cultural ?

Dia 29 de maio
Pinheiro – Local indefinido

Dia 30 de maio
Viana – Local indefinido

Dia 31 de maio
Santa Inês – Centro Educacional Eurípides Barsanaulfo
Dia 1º de Junho
Pedreiras – Local indefinido

Dia 2 de agosto
São José de Ribamar – Local indefinido

Dia 14 de agosto
Paço do Lumiar – Local indefinido

Dia 23 de agosto
São Luís – Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima
Rua Paulo Frontim, 17 – Bairro de Fátima

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias