MERCADO

Empresas locais investem em capacitação

Empresas maranhenses têm apostado em treinamentos para motivar seu colaboradores e com isso também obter melhores resultados no mercado

Reprodução

As transformações vividas pela economia trouxeram a necessidade de as empresas capacitar seus profissionais e reter talentos. As empresas enfrentam problemas para encontrar mão de obra qualificada. Na era do conhecimento, é importante cada vez mais a necessidade do desenvolvimento contínuo e permanente das competências de seus colaboradores e, dentro deste contexto, empresas também no Maranhão têm investido em capacitação obtendo resultados satisfatórios.

Treinar a equipe é fundamental para direcioná-lo para as necessidades da empresa. Além disso, a motivação do colaborador aumenta quando ele nota o investimento em seu crescimento.
Uma indústria de bebidas localizada na capital, com cerca de 300 funcionários, aposta nesse sistema de capacitação interna e externa de forma contínua, e assegura que, com isso, manteve seu quadro de pessoal, sem necessidade de cortes, em razão dos resultados a partir dos frequentes treinamentos com os colaboradores de venda, participação em congressos e plano de carreira.

Diana Reis Mendes, que trabalha há 10 anos na Psiu, e hoje atua no setor de Produção Industrial, começou como estagiária e confirma que a empresa aposta intensamente na capacitação de seus funcionários. “A empresa investe em treinamentos internos e o que não conseguimos aqui no estado, em parcerias com as instituições presentes. Já fiz treinamento benchmarking em outras indústrias. Já fui até a Alemanha”, informou a gerente industrial. Os treinamentos são estendidos a todos os níveis de cargos.

A empresa investe tanto em cursos internos, quanto externos, buscando inovações do mercado para passar para a equipe treinamento e o conhecimento. A capacitação certamente traz crescimento profissional conforme revela Diana Reis Mendes. “Eu evolui em razão dos treinamentos e das capacitações. Eu entrei como estagiária e estou há cinco anos na gerência. Antes passei pelo cargo de estagiária de controle de qualidade, fui supervisora de produção, passei pela coordenação de laboratório, depois coordenei toda a parte de qualidade, e agora estou na gerência industrial e não pretendo parar por aí, sempre buscarei mais”, revela.

Incentivados pelo conhecimento, os colaboradores também buscam galgar novos degraus na carreira, investindo na formação pessoal. “Percebemos resultados em todos os níveis, e isso refletiu melhor ainda na questão do colaborador, ele passou a procurar uma capacitação para si, muitos deles estão buscando cursos superiores em Engenharia Mecânica, Automação, Eletromecânica. Eu posso dizer que, em nível operacional, o básico que nós temos hoje é nível técnico, em função da questão da busca do conhecimento”, destacou Diana Reis Mendes, gerente industrial da Psiu.

Empresas aderem à capacitação
Outra empresa que buscou capacitar seus funcionários para se manter em meio ao mercado instável foi a Triunfo Imóveis. A imobiliária implantou sua própria área de treinamentos dentro da empresa, formulando um curso para os corretores. Junto a esse incentivo, a empresa também já tem enxergado melhorias no mercado imobiliário com vistas ao reaquecimento da economia.

O projeto foi desenvolvido em conjunto pela proprietária Danielle Reis, e pela pedagoga Isis Monteles. A empresa atua há cinco anos no mercado e conta com 60 colaboradores.
A pedagoga revelou que o projeto foi pensado, especialmente, para a imobiliária em razão da necessidade de formação específica em serviços, sobretudo para área de corretores. “Com a prática, surgiu a ideia desses treinamentos é que a gente chamou de Escola Triunfo, que são módulos sequenciais e que se complementam para formação específica de corretores”, disse Isis Monteles que é mestre em Cultura e Sociedade e atua na área de Tecnologias Educacionais e de Educação Corporativa.

A empresa montou a escola e trabalha com professores regionais qualificados, sendo a maioria deles mestres e doutores, com reconhecido na área, que conhecem a realidade do mercado e dos alunos.
Os módulos são organizados em básico, intermediário e avançado e à medida que os colaboradores vão cursando as disciplinas, eles estão aptos a seguir para módulo seguinte. “Essa composição dos módulos tomou como referência a formação por competências, ou seja, o que que um bom corretor precisa ter para ser da empresa e para ter êxito, para vender bem, para atender bem o cliente, e assim, os módulos foram sendo formados”, apontou Isis Monteles.

Resultados importantes
A empresa trabalha com venda de imóveis dos segmentos do Minha Casa Minha Vida, e também de médio e alto padrão. Para cada área tem uma equipe especializada.
Para o gerente de vendas, Raunin Fernandes, o investimento em capacitação trouxe resultados importantes e sucessivos para a imobiliária. “Os resultados foram os melhores possíveis porque a gente conseguiu fidelizar os corretores através dos treinamentos que empresa promove e conseguiu oferecer o melhor atendimento ao cliente”.

A empresa arca com os treinamentos que são realizados dependendo do tempo, no horário de expediente, nas instalações internas, ou espaços alugados em hotéis, dependendo da quantidade de pessoal.
Os resultados são visíveis na otimização do tempo e na qualidade do atendimento. “A equipe consegue minimizar o tempo no atendimento e consegue fechar mais rápido o atendimento. O que levava duas semanas para fechar com o cliente, hoje eles fecham em uma semana”, assegurou Raunin Fernandes.

A pedagoga Isis Monteles avalia que a satisfação pessoal do colaborador com a capacitação projeta seu desenvolvimento quando comparado ao nível em que iniciou com nível que está agora. A consultora alerta ainda para a importância das empresas em investir na capacitação de seus profissionais e obter resultados importantes para o crescimento conjunto da instituição. “Essa formação em serviço já é o que vem sendo desenvolvida nas empresas ao longo dos anos, mas com o tempo, que se atualiza os conceitos, ela vai tomando uma nova roupagem e hoje ela volta exatamente para atendimento, ao mercado, às tecnologias, ao contexto, por isso, que é tão importante que as empresas invistam em formação, para que as pessoas entendam seu papel, na verdade, naquela corporação”, aconselha.

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