Humanização em hospital

‘Cinema nas Enfermarias’ humaniza assistência no Hospital de Câncer do MA

O projeto é desenvolvido há mais de um ano no Hospital de Câncer, e colabora com o bem estar e recuperação dos pacientes da unidade

Reprodução

Com atendimento humanizado em todas as fases do tratamento, os pacientes do Hospital de Câncer do Maranhão (HCM), em São Luís, uma vez por semana, participam do ‘Cinema nas Enfermarias’, sempre assistidos por equipes multiprofissionais, para ajudar na redução do estresse em função do tempo de internação, fortalecendo a autoestima dos pacientes e, também, dos acompanhantes.

Filme, pipoca, suco e lanche acompanham todas as sessões semanais do ‘Cinema nas Enfermarias’ no Hospital de Câncer do Maranhão. Nesta sexta-feira (26), os pacientes da enfermaria 208, de cuidados paliativos, assistiram ao filme Desafiando Gigantes.

Desde que iniciou o tratamento no hospital, há pouco mais de um mês, Sônia Regina Oliveira recebe assistência em saúde integral na unidade, com oferta de tratamento e exames oportunos. O ‘Cinema nas Enfermarias’ ajuda a aliviar o estresse por conta do período de internação. “Ajuda a distrair”, disse Sônia Regina.

A pedido da paciente Sônia Regina Oliveira, de 40 anos, toda a família foi convocada pela equipe do hospital, para uma visita. Os três filhos e o marido, que moram em Bacabal, atenderam ao chamado da matriarca e, por volta das 10h, compartilharam beijos, cheiros, troca de olhares e muitos abraços apertados. Ao lado do esposo, Carlos Negreiro, de 32 anos, os filhos Lucas Negreiro de Oliveira, de 14 anos, Fernando de Oliveira, de 19 anos, e da irmã Andréa de Oliveira, mãos entrelaçadas em mais um gesto de amor.

“Nossa visita é pra trazer paz, conforto para minha mãe. Pra ela saber que ela tem o nosso amor, nosso apoio, nosso carinho. Estamos torcendo por ela. Eu fui buscar meu irmão, Fernando, que estava trabalhando na cidade de Alto Alegre, para atender ao pedido da minha mãe. Minha mãe vem sendo bem cuidada, muito mais do que eu esperava. Tudo vem sendo feito pelo hospital pra ela ficar bem e mais confortável”, disse Andréa de Oliveira, de 22 anos, filha de Sônia.

Para Juliana Guerra, gestora de Enfermagem da unidade, o projeto e a assistência do Hospital de Câncer foca no paciente e no acompanhante. “O projeto será executado, a partir de agora, semanalmente, beneficiando um número maior de pacientes e familiares. Também investimos na melhoria dos equipamentos do projeto. Promovemos a assistência, o tratamento e um ambiente acolhedor”, disse Juliana Guerra.

A coordenadora da Terapia Ocupacional do HCM, Isabela Cavalcante de Araújo, explica que o projeto “Cinema nas Enfermarias”, é uma ação articulada pela unidade saúde com a participação de vários profissionais.

“Primeiramente, o terapeuta intervém juntamente com o coordenador do setor que vai receber o cinema, para que juntos definam quais os pacientes participarão da sessão, diante do quadro de saúde mais favoráveis, mais disponíveis. Os filmes são avaliados pelos próprios terapeutas, antes da exibição, para procurar o objetivo, uma reflexão. A nossa opção é por filmes de superação, lição de vida, que traz mensagens de vida”, disse.

A terapeuta ocupacional, Camile Pinheiro Azevedo, destaca que o “Cinema nas “Enfermarias” é desenvolvido há mais de um ano na unidade e acumula benefícios importantes para o paciente e acompanhante. “O projeto colabora com a diminuição da ansiedade deles, aumenta a autoestima, motivação e promove a socialização que, alguns deles perderam”, avalia.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias