Negócios

Cinema é uma indústria sem crise

Grupo Kinoplex, maior player e único grupo nacional do setor de exibidores, completa 100 anos e inaugura operação no Golden Shopping Calhau em setembro

Reprodução

O escurinho do cinema continua em alta. Seja para socializar, namorar ou se entreter; o cinema não perdeu espaço nem mesmo com inovações como canais de conteúdo na web e streamings como a Netflix. Ao contrário, a crise passou longe das salas de cinema no Brasil. Na verdade, a mesma até chegou a beneficiar esse setor, que está em franca expansão no país. Uma pesquisa da Ipsos mostra que a procura por cinemas no Brasil dobrou entre 2007 e 2015. É que, com a crise econômica, os brasileiros trocaram hábitos de lazer mais caros por uma diversão mais em conta como o cinema; e que, além de democrático, se estende a toda a família.

E mesmo sendo um segmento cada vez mais competitivo, as operações de cinema estão completamente ligadas à jornada de compras dos consumidores em shoppings centers, e são experiências que caminham lado a lado com o varejo na Era da Experiência. Segundo dados da Abrasce / Ass. Brasileira de Shopping Centers, as salas de cinema estão presentes em 90% dos shoppings em operação no país. E o crescimento desse mercado está ligado ao comportamento do consumidor, que tem buscado mais lazer nos grandes centros de compra.

Prestes a completar 100 anos de sólida existência, o grupo Kinoplex, fundado em 14 de julho de 1917, no Ceará, é atualmente o único grande player 100% brasileiro nesse cenário de grandes marcas internacionais da indústria exibidora em operação no Brasil. Originalmente operou com o nome de Grupo Severiano Ribeiro, e, posteriormente consolidado com a marca Kinoplex, o grupo hoje conta com mais de 260 salas de cinema espalhadas pelo país e aposta na qualidade de som, imagem e na constante inovação para se manter na liderança desse mercado que tem como cartilha a constante evolução.

Tendo como Diretor de Expansão o conceituado executivo espanhol Miguel Fontanet Asin, o grupo Kinoplex confirmou para o final do próximo mês de setembro a inauguração da sua nova operação, as 4 salas do Kinoplex no Golden Shopping Calhau. Nessa entrevista exclusiva, Miguel comenta a evolução e as tendências da indústria de cinema no Brasil, e revela a receita de sucesso desse grupo que chega aos 100 anos com vigor jovem e com bastante energia para manter sua atual liderança no país.

ENTREVISTA COM MIGUEL FONTANET ASIN / DIR. DE EXPANSÃO DO GRUPO KINOPLEX  

Miguel Fontanet Asin, diretor de expansão do Grupo Kinoplex

Como está esse mercado e quais os desafios para a indústria no país?

O cinema é um setor que sempre está em evolução. Começou mudo, depois veio o som, depois a imagem em branco e preto. Depois tivemos o cinema colorido, e o mesmo sempre resistindo às sucessivas inovações. Posteriormente, tivemos o momento em que o mais importante era a qualidade do som. Hoje temos tecnologias como 2D, 3D, 4D, Digital e as Macrotelas. São diversas ofertas dessa indústria, que representa um lazer democrático e barato, acessível e atraente para toda a família, dos avós aos netos. Mesmo com as novas tecnologias, acredito que o cinema vai continuar sempre sendo competitivo, pelo conjunto de experiências tecnológicas que oferece.

Em 2016, tivemos no Brasil mais de 180 milhões de ingressos vendidos. E há cerca de 10 anos, estávamos no patamar dos 90 mil ingressos vendidos. Hoje temos mais de 3.100 salas de cinema no país em operação. Este é, portanto, um setor em crescimento no país, mesmo com a atual crise econômica. E todas a companhias exibidoras que aqui operam entendem que devem investir em qualidade, pois o público brasileiro sempre responde muito bem. Por isso, afirmo que o mercado brasileiro do cinema ainda está em expansão, e acredito mesmo que temos um futuro de crescimento da indústria no país.

E como está o processo de interiorização e expansão desse setor?

Eu faço 20 anos de Brasil neste ano de 2017. Cheguei aqui para implantar os cinemas da rede UCI e naquela época só considerávamos cidades com mais de um milhão de habitantes para implantarmos os cinemas estilo Multiplex com diversas salas, e geralmente em shopping centers. Hoje focamos também em cidades de 100 a 150 mil habitantes, que possuem ao seu redor outras cidades satélites, que podem somar um público representativo de mais 200 a 250 mil pessoas. E assim, como nas grandes capitais, os mercados estão mais saturados, essas cidades menores despontam como excelentes mercados para o cinema, em especial no interior do Brasil e o Nordeste. Aliás, acho que o Nordeste foi a região há muito esquecida pela indústria do cinema, mas que nos últimos anos passou a ser um grande mercado para a expansão do cinema no Brasil. Sobre São Luís, me impressionei com o crescimento da cidade. Eu vim aqui pela primeira vez fazer a implantação, em 2001, do primeiro cinema de shopping center da época; e foi uma revolução na cidade.

O cinema do São Luís Shopping foi um marco para a capital maranhense e era não apenas o melhor da capital naquela época, mas também o mais moderno do Nordeste. Por ter sido o primeiro complexo com 10 salas da Ilha, muitos duvidaram do projeto, que se revelou um grande sucesso de público. Como não tínhamos concorrência à altura, atingimos a margem de 850 mil espectadores por ano. E o segredo foi o mesmo que ainda hoje usamos – apostar na oferta de qualidade. O público maranhense sempre reconhece esse esforço, e assim esperamos ter muito sucesso também pela qualidade que será oferecida no cinema Kinoplex do Golden Shopping Calhau.

A receita do sucesso?

Estamos completando 100 anos de existência neste ano de 2017. Agora, nosso maior desafio é continuar brigando com competitividade nesse mercado no Brasil que agora conta com vários concorrentes internacionais poderosos como Cinemark, Cinépolis e UCI; além de nós, o Kinoplex, que atualmente é um grupo 100% brasileiro e o maior, hoje com 263 salas em operação, mas brigando por fatias desse mercado que conta com grandes players internacionais importantes como esses citados. Mas nossa marca registrada é a qualidade de som, de serviços e de tecnologia; além do nosso diferencial competitivo que é entender bem quais são: a filosofia, as necessidades e as expectativas do público brasileiro, por sermos uma empresa brasileira. Assim, sinto que temos um feeling maior sobre o nosso público.

O diferencial do Kinoplex

Diria que o principal é a qualidade! Fomos premiados em um mercado super exigente que é o de São Paulo, como os nossos cinemas da Vila Olímpia e o Kinoplex Itaim. Ambos são marcos na indústria do cinema no Brasil, e isso muito nos orgulha.

A nova unidade no Golden Shopping Calhau

Nossas expectativas para a nova unidade do Kinoplex no Golden Shopping Calhau é a melhor, pois esperamos fidelizar bem o público com essa nova operação. E há essa feliz coincidência de que, neste ano em que comemoramos os 100 de história e operação do Grupo Severiano Ribeiro no país, fundado em 14 julho de 1917, no Ceará (dia da tomada da Bastilha pelos franceses), esse cinema do Golden Shopping será nossa próxima e maior inauguração deste ano. Posso adiantar que estamos fazendo esse projeto com todo o carinho, para entregarmos um cinema especial, que o povo maranhense merece. Vale ressaltar o grande diferencial para os lojistas, que é a inauguração do cinema na mesma data da abertura do Golden Shopping Calhau; uma vez que um cinema é sempre um importante âncora para os demais lojistas. Nossas obras no Golden já estão bem avançadas e estaremos prontos para iniciarmos nossa operação no próximo mês de setembro. E como já disse o empresário americano Hilton, fundador da cadeia de hotéis Hilton, há três coisas importantes para se construir um hotel: Localização, Localização e Localização. Penso que o mesmo vale para produtos como shopping centers e cinemas. E a localização do Golden Shopping Calhau é mais que privilegiada em São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias