Tendência

Barbearias voltam a ser populares entre homens

Nos últimos anos, a moda da barbearia exclusiva para homens tem voltado com tudo nas grandes capitais e já está nos rostos masculinos como modelo de estilo pessoal

Honório Moreira

Se você costuma ouvir conversa de pais, avôs, deve ter ideia de como eram as barbearias no passado. As barbearias tradicionais, especializadas em cabelos e barba, ganharam seu espaço no século 18 com uma cadeira, uma bacia de água e uma navalha. Esses locais de convívio exclusivamente masculino eram pontos de encontro para amigos cortarem o cabelo e fazerem a barba enquanto fumavam, bebiam e conversavam sobre assuntos como a política, esportes, atualidades e, é claro, a beleza feminina.

Com o surgimento da lâmina de barbear descartável, a profissão de barbeiro foi perdendo espaço, algumas até desaparecendo do mercado, e se tornando algo cada vez mais raro no Brasil. O público masculino começou a dividir espaço com as mulheres em salões unissex, com cheiro de formol, revistas de fofocas e particularidades do universo feminino.

Porém, nos últimos anos, a moda da barbearia exclusiva para homens tem voltado com tudo nas grandes capitais e já está nos rostos masculinos como modelo de estilo pessoal.

Em São Luís, os serviços têm sido cada vez mais procurados, e não apenas para se manter alinhado. O homem moderno está preocupado com a beleza exterior tanto quanto as mulheres.

O proprietário de uma barbearia, Daniel França, explica que o mercado de barbearias masculinas estava em baixa, mas, com mudanças dos conceitos sociais, veio o interesse para o cuidado pessoal. “São Luís era carente de barbearias voltadas para o homem, mas hoje a relação dos homens com a estética mudou. Eles estão perdendo a vergonha em dizer que gostam e buscam cuidar da beleza”, aponta.

O comportamento masculino mudou e eles se preocupam mais do que nunca com a aparência. É a reafirmação da vaidade masculina que sempre existiu. Eles têm inventado moda e esbanjado irreverência com cortes de cabelo alinhado, barbas e bigodes em evidência.

Foto: Honório Moreira

Daniel destaca ainda que as barbearias foram se adequando ao que os homens procuram. “Além de conforto, o homem quer estar à vontade e poder conversar, tomar uma cerveja e se sentir homem. Eles procuram os serviços estéticos, de pele, além da barba desenhada que está na moda, manicure, entre outras coisas”.

O aposentado Salvador Medeiros, 78 anos, mostra que não existe idade para se cuidar. Cliente assíduo da barbearia, ele mantém barba feita, cabelos e sobrancelhas alinhados e ainda tem tempo para fazer as unhas. “A aparência hoje é tudo. Quando você cuida de si mesmo, sai com outro astral. Eu sempre me mantenho moderno e vejo que as barbearias também evoluíram, antigamente não tinha tudo isso”, observa.

BARBEARIA COM GLAMOUR

cadeiras reclináveis confortáveis e decoração retrô, até atendimento que acompanhe rituais masculinos, como bar, jogos, dia do noivo e ainda outros tratamentos estéticos, capilares e faciais como design de sobrancelhas, manicure, massagens e depilação.

A gerente de uma barbearia, Sarah Cavalcante, diz que a tendência abrange, além do cuidado, o status gerado por quem frequenta estes locais. “Hoje em dia, cuidar da barba, se manter sempre bonito dá certo status. Os clientes sempre tiram fotos, marcam o local nas redes sociais e têm alguns que toda semana vêm. São mais cuidadosos consigo do que algumas mulheres. Não é só cortar o cabelo e barba, é um espaço para homens”, ressalta.

Ela diz que entre os serviços mais procurados estão depilação, massagem, manicure e design de sobrancelhas. Além disso, os homens também investem em produtos para manter o visual. “Eles compram os óleos para deixar a barba macia e sedosa, os produtos para a pele. Ainda existe resistência por parte de alguns, mas a vaidade masculina já é bem maior”, afirma Sarah.

Vaidade que o empresário Thiago Melo, de 28 anos, não nega. Ele diz que toda semana está na barbearia cuidando da barba, cabelo e investe em tratamentos estéticos para manter-se sempre bem consigo mesmo. “Hoje você precisa estar sempre apresentável. As mulheres gostam quando o homem está bonito, cabelos cortados, barba feita. Até para os negócios é importante estar bem. Aparência hoje em dia é tudo!”.

Thiago reforça também que a barbearia atual é um espaço de reuniões e bate-papo descontraído, onde o homem se cuida e se diverte ao mesmo tempo. “Atrai os homens porque é um mercado diferente, específico. Você pode ficar à vontade para conversar, inclusive assuntos que os homens não conversam com as mulheres. Pode beber uma cerveja, um café, assistir um jogo. Nas sextas-feiras se reúne uma galera muito boa aqui. Já se tornou um ponto de encontro mesmo para o happy hour”.

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