Barbearias voltam a ser populares entre homens
Nos últimos anos, a moda da barbearia exclusiva para homens tem voltado com tudo nas grandes capitais e já está nos rostos masculinos como modelo de estilo pessoal
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Honório Moreira
Se você costuma ouvir conversa de pais, avôs, deve ter ideia de como eram as barbearias no passado. As barbearias tradicionais, especializadas em cabelos e barba, ganharam seu espaço no século 18 com uma cadeira, uma bacia de água e uma navalha. Esses locais de convívio exclusivamente masculino eram pontos de encontro para amigos cortarem o cabelo e fazerem a barba enquanto fumavam, bebiam e conversavam sobre assuntos como a política, esportes, atualidades e, é claro, a beleza feminina.
Com o surgimento da lâmina de barbear descartável, a profissão de barbeiro foi perdendo espaço, algumas até desaparecendo do mercado, e se tornando algo cada vez mais raro no Brasil. O público masculino começou a dividir espaço com as mulheres em salões unissex, com cheiro de formol, revistas de fofocas e particularidades do universo feminino.
Porém, nos últimos anos, a moda da barbearia exclusiva para homens tem voltado com tudo nas grandes capitais e já está nos rostos masculinos como modelo de estilo pessoal.
Em São Luís, os serviços têm sido cada vez mais procurados, e não apenas para se manter alinhado. O homem moderno está preocupado com a beleza exterior tanto quanto as mulheres.
O proprietário de uma barbearia, Daniel França, explica que o mercado de barbearias masculinas estava em baixa, mas, com mudanças dos conceitos sociais, veio o interesse para o cuidado pessoal. “São Luís era carente de barbearias voltadas para o homem, mas hoje a relação dos homens com a estética mudou. Eles estão perdendo a vergonha em dizer que gostam e buscam cuidar da beleza”, aponta.
O comportamento masculino mudou e eles se preocupam mais do que nunca com a aparência. É a reafirmação da vaidade masculina que sempre existiu. Eles têm inventado moda e esbanjado irreverência com cortes de cabelo alinhado, barbas e bigodes em evidência.
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Daniel destaca ainda que as barbearias foram se adequando ao que os homens procuram. “Além de conforto, o homem quer estar à vontade e poder conversar, tomar uma cerveja e se sentir homem. Eles procuram os serviços estéticos, de pele, além da barba desenhada que está na moda, manicure, entre outras coisas”.
O aposentado Salvador Medeiros, 78 anos, mostra que não existe idade para se cuidar. Cliente assíduo da barbearia, ele mantém barba feita, cabelos e sobrancelhas alinhados e ainda tem tempo para fazer as unhas. “A aparência hoje é tudo. Quando você cuida de si mesmo, sai com outro astral. Eu sempre me mantenho moderno e vejo que as barbearias também evoluíram, antigamente não tinha tudo isso”, observa.
BARBEARIA COM GLAMOUR
cadeiras reclináveis confortáveis e decoração retrô, até atendimento que acompanhe rituais masculinos, como bar, jogos, dia do noivo e ainda outros tratamentos estéticos, capilares e faciais como design de sobrancelhas, manicure, massagens e depilação.
A gerente de uma barbearia, Sarah Cavalcante, diz que a tendência abrange, além do cuidado, o status gerado por quem frequenta estes locais. “Hoje em dia, cuidar da barba, se manter sempre bonito dá certo status. Os clientes sempre tiram fotos, marcam o local nas redes sociais e têm alguns que toda semana vêm. São mais cuidadosos consigo do que algumas mulheres. Não é só cortar o cabelo e barba, é um espaço para homens”, ressalta.
Ela diz que entre os serviços mais procurados estão depilação, massagem, manicure e design de sobrancelhas. Além disso, os homens também investem em produtos para manter o visual. “Eles compram os óleos para deixar a barba macia e sedosa, os produtos para a pele. Ainda existe resistência por parte de alguns, mas a vaidade masculina já é bem maior”, afirma Sarah.
Vaidade que o empresário Thiago Melo, de 28 anos, não nega. Ele diz que toda semana está na barbearia cuidando da barba, cabelo e investe em tratamentos estéticos para manter-se sempre bem consigo mesmo. “Hoje você precisa estar sempre apresentável. As mulheres gostam quando o homem está bonito, cabelos cortados, barba feita. Até para os negócios é importante estar bem. Aparência hoje em dia é tudo!”.
Thiago reforça também que a barbearia atual é um espaço de reuniões e bate-papo descontraído, onde o homem se cuida e se diverte ao mesmo tempo. “Atrai os homens porque é um mercado diferente, específico. Você pode ficar à vontade para conversar, inclusive assuntos que os homens não conversam com as mulheres. Pode beber uma cerveja, um café, assistir um jogo. Nas sextas-feiras se reúne uma galera muito boa aqui. Já se tornou um ponto de encontro mesmo para o happy hour”.