Povo Gamela

Autoridades estão em Viana para averiguar conflito

Entre elas, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, o delegado Lawrence Pereira Melo e equipes da PF/MA

Reprodução

Foram enviadas na manhã de hoje duas equipes da Polícia Federal do Maranhão para o município de Viana, com objetivo de averiguar, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, o conflito que aconteceu neste domingo (30) entre o povo indígena da etnia Gamela e um grupo de pistoleiros ligados a fazendeiros locais. De acordo com a PF/MA, “serão realizadas investigações e trabalho de inteligência na região para fins de elucidação do ocorrido”. Confira a nota na íntegra:

A Polícia Federal no Maranhão informa que em relação a situação de suposto conflito entre os índios da etnia Gamela e um grupo de pistoleiros ligados a fazendeiros locais, no município de Viana, interior do Maranhão, foram enviadas duas equipes de policiais federais, que atuarão em parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar do Maranhão. Serão realizadas investigações, e trabalho de inteligência na região para fins de elucidação do ocorrido.

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, também está em Viana averiguando o caso, acompanhado do delegado geral e comandante da PM/MA, Lawrence Pereira Melo. Eles voltam a São Luís ainda nesta tarde, por volta das 16h. Uma entrevista coletiva pode ser marcada ainda hoje.

O CONFLITO

Uma aldeia indígena localizada em Viana (MA) foi atacada neste domingo (30) por homens armados com facões e armas de fogo. Na região, está localizado o Povoado das Bahias, área da etnia gamela. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), pelo menos 13 índios foram feridos, dois deles tiveram as mãos decepadas e cinco foram baleados. Já segundo a Secretaria de Estado da Saúde, sete pessoas deram entrada em unidades municipais e estaduais: cinco delas indígenas, e dois agricultores.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias