97 mil atendimentos

97 mil atendimentos foram realizados em 2016 no sistema prisional do MA

O relatório, divulgado essa semana, é da Supervisão de Saúde da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)

Reprodução

Segundo levantamento feito pelo Governo do Estado, no ano de 2016 foram feitos 97.625 atendimentos no âmbito da assistência à saúde voltada aos internos.

“Realizamos quase o triplo do total de atendimentos feitos em 2015, quando registramos exatos 3.3463 procedimentos. Estes se dividem de duas formas: internamente, dentro dos estabelecimentos carcerários, nos Núcleos de Saúde do Complexo Penitenciário de São Luís; e fora, em hospitais municipais, estaduais e/ou privados, no caso dos presos com plano de saúde”, explicou o secretário titular da Seap, Murilo Andrade de Oliveira.

No âmbito interno foram realizados procedimentos como o de enfermagem, onde ocorreram 16.826 atendimentos. Os presos receberam também tratamento odontológico: 154 extrações e 25 limpezas dentais foram alguns dos atendimentos ofertados aos detentos. Como forma de orientar os apenados sobre os riscos de doenças como a tuberculose e outras, foram oferecidas atividades de educação em saúde como palestras e distribuição de preservativos.

Injeções, nebulizações, hidratação venosa, consultas ginecológicas, verificação de pressão arterial, aplicação de curativo, tratamento pós-cirúrgico, medição de glicemia. A ampliação dos serviços de saúde resultou, só nos quatro primeiros meses de 2016, em 33.154 atendimentos aos detentos. Esse número representa mais que o dobro de ações que ocorreram no segundo semestre de 2015, quando foram contabilizados 15 mil atendimentos de saúde, nos presídios do estado.

“Em relação aos atendimentos realizados no âmbito externo, foram feitas consultas com cirurgião geral e ortopédico. Nosso relatório aponta que 83 presos foram atendidos nos serviços de urgência e emergência das unidades de saúde. O levantamento registra ainda que quase mil internos receberam atendimento nas áreas de ortopedia, psiquiatria, infectologia, oftalmologia, entre outras oferecidas externamente”, detalhou a supervisora de Saúde da Seap, Iolice Ribeiro.

O Complexo Penitenciário São Luís conta com dois núcleos de saúde, equipados com salas de raio-X, odontologia, emergência básica, consultórios de atendimento psicossocial, farmácia própria e internação. Um dos núcleos, instalado na Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 4 (UPSL 4), promove atendimentos 24h aos internos, e contribui para ampliar ainda mais os serviços que de saúde no sistema prisional do estado.

O outro núcleo, que funciona na UPSL 1, antiga Penitenciária de Pedrinhas (PP), possui espaços amplos, iluminados e bem arejados e climatizados, além de oferecer atendimento médico integral à população carcerária, tanto para tratamento das doenças quanto através de ações preventivas, como orientações e palestras, por exemplo. Totalmente equipadas, as unidades atendem, por dia, algo em torno de 100 detentos do complexo prisional da capital.

Para otimizar os trabalhos de saúde, os internos devem contar ainda com inúmeras atividades de conscientização sobre algumas doenças, tais como: diabetes, hanseníase, tuberculose, e as sexualmente transmissíveis, as chamadas DST’s.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias