Do Maranhão à São Paulo

‘1, 2, 3’ faz show na Virada Cultural de São Paulo

Tássia, Milla e Camila se apresentam no Deck São Bento – Brasil 360 neste sábado (20); o show será reapresentado dia 3 de junho para o público maranhense

Milla Camões, Tássia Campos e Camila Boueri. Foto: KG.

Tássia Campos, Milla Camões e Camila Boueri: três vozes e três trajetórias consolidadas na música maranhense que se unem no trio ‘1, 2, 3’. Elas se apresentam neste sábado (20) na Virada Cultural de São Paulo, este ano em sua 13ª edição, e pretendem levar no balaio um misto do que há de melhor da música maranhense, jazz, bossa e rock – contribuições feitas por cada uma das três.

Camila inscreveu o trio no edital de participação do evento despretensiosamente, e não chegou nem a avisar as outras duas cantoras. ‘Surgiu na minha frente o edital da Virada Cultural, e eu falei: cara, se colar, colou!’, conta Boueri. A confirmação de que elas foram selecionadas para a Virada veio desavisada, há cerca de três semanas, o que causou espanto e uma mudança brusca de rotina. Milla comenta que tudo mudou: ‘a gente tá respirando Virada Cultural há três semanas’.

Elas contam que tiveram que ‘gerar e parir um show em dois dias’. O treinamento vocal para harmonizar as vozes e ajudar na resistência também passou a fazer parte da rotina. O figurino e o próprio conceito do show também passaram a ser mais trabalhados. ‘A pré-produção é até mais trabalhosa do que o próprio evento em si’, explica Camila.

A viabilização da ida do trio também foi algo que precisou ser resolvido em pouco tempo. Apenas o cachê fica por conta da Virada Cultural, e todos os gastos com passagens, hospedagem, traslados e alimentação devem ser cobertos pelo próprio grupo. A ajuda, no entanto, chegou rápido: o pedido de auxílio foi divulgado nas redes sociais e, pouco tempo depois, tudo já estava encaminhado. A Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) viabilizou as passagens, e alimentação, translado e hospedagem garantidos pelo próprio Secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino. O casal de advogados Eduardo e Thyenes Correa, Paulinho Vargas do Amsterdam Music Pub e Aliane Souza, ativista, também auxiliaram.

Camila comenta que existem duas questões que podem ter contribuído para a rapidez da ajuda: o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado, individualmente ou em grupo, e o investimento na cultura maranhense. Tássia completa: ‘a gente não está indo levada, está indo porque nos chamaram’.

Ensaio do trio ‘1, 2, 3’. Foto: KG.

O SHOW

O Deck São Bento – Brasil 360 recebe neste sábado (20) o trio ‘1, 2, 3’. A pluralidade do povo brasileiro deve ser, de fato, bem representada: antes do grupo, Mangue Beat, e logo depois, Carimbó.

O show de Tássia, Camila e Milla promete levar à São Paulo, através de uma temática humanista e olhar feminino, elementos característicos da cultura maranhense, como o Cacuriá, Bumba Meu Boi e Reggae. ‘A gente não tá só levando 1, 2, 3, a gente leva o estado’, ponta Milla. O repertório, no entanto, conta de músicas maranhenses conhecidas, como ‘Jamaica São Luís’ e ‘Choro de Lera’, até clássicos mundiais como ‘Hit The Road Jack’, do norte-americano Ray Charles e canções que transmitem a força do povo brasileiro, das mulheres e do povo negro, como ‘A Carne’ e ‘Geni e o Zepelim’.

Sobre a causa humanista que rege o show e o trio, Tássia explica que o momento político que o país tem sido palco exige posicionamento. ‘O artista não cabe em cima do muro’, pontua. Camila completa: ‘a gente acredita que uma forma de deixar as coisas melhores é tendo consciência dos problemas, e a arte é boa porque deixa o feio bonito’.

As três cantoras não estão sozinhas na caminhada: Márcio Glam (guitarra), João Paulo (contrabaixo), Rui Mário (teclado) e Thierry (bateria) são músicos de trajetória que acompanham o trio e dão toques na produção e no andamento do show.

Trio ‘1, 2, 3’ e banda. Foto: KG

1, 2, 3

‘Mulheres cantando músicas do mundo feminino, das dificuldades e do prazer de ser mulher’. Esse é o trio ‘1, 2, 3’, que surgiu em 2015 apenas como um show, que aconteceu em junho no Amsterdam Music Pub, a partir ‘da vontade de dividir o palco como nós dividimos a vida’, nas palavras de Camila.

Após dividir por algumas vezes o palco – com destaque à ocasião da apresentação de outubro de 2015 na praça Nauro Machado –, as três perceberam que havia uma simbiose, uma aura que as acompanhava no palco.

Tássia, Milla e Camila, individualmente, pertencem a segmentos diferentes (no sentido menos limitador que a expressão possui). A mistura fez bem: o trio tenta captar o melhor de cada uma, do pop e pop rock ao jazz, bossa nova e samba.

O trio planeja lançar um EP ainda este ano. ‘A gente quer fazer carinhoso, não quer fazer uma coisa qualquer’, comenta Tássia. Para depois da volta da Virada Cultural, ‘1, 2, 3’ já tem shows agendados. O trio alivia os maranhenses que não terão a oportunidade de acompanhar o show em São Paulo: dia 3 de julho o público de São Luís poderá assistir à apresentação da Virada, num show que acontece no Odeon Sabor&Arte.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias