Waldir Maranhão deve se filiar ao PTB em São Paulo
Mudança deve ajudar o deputado Federal a concorrer ao Senado Federal em 2018. Há a possibilidade de o PTB se aproximar ao governador Flávio Dino
A mudança de cadeiras visando as eleições de 2018 segue de vento em popa. A bola da vez é o polêmico deputado Waldir Maranhão (PP), que deve trocar de time e vestir as cores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Waldir tem uma reunião agendada, em São Paulo, com o presidente paulista da sigla, Campos Machado, e pelo presidente nacional, Roberto Jefferson. A informação é que o deputado irá assinar a ficha de inscrição no PTB.
O PTB maranhense não se manifestou confirmando ou negando a informação, e preferiu manter o silêncio quanto ao assunto assim como o PP. Outro fato que tem gerado estranheza é a opção do deputado e do PTB em realizar a assinatura de filiação em São Paulo.
Mesmo sem nenhuma das duas legendas confirmar a mudança, já estão sendo especuladas duas vertentes que correm em paralelo após essa mudança de legenda.
Primeiramente, com a troca, Waldir Maranhão ganha ainda mais força para consolidar a sua candidatura ao Senado no ano que vem. A segunda possibilidade seria que o PTB aproveitaria a influência do deputado para ser uma espécie de patrono para a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) para a Presidência da República para as eleitores maranhenses.
A última é uma possibilidade remota por conta da proximidade de Waldir Maranhão e Flávio Dino com o ex-presidente Lula. Durante a inauguração da obra da Transposição do Rio São Francisco, Lula chegou a declarar que Waldir é sua referência no Maranhão, declarando apoio ao seu nome para concorrer ao Senado.
Waldir ganhou notoriedade nacional ao assumir a Presidência da Câmara dos Deputados em substituição a Eduardo Cunha (PMDB) após várias polêmicas no comando da Casa. O deputado federal ganhou a simpatia do governador Flávio Dino e ganhou corpo nas últimas semanas como um dos candidatos ao Senado pela situação maranhense. A disputa não deve ser fácil, pois os também deputados federais José Reinaldo (PSB) e Weverton Rocha (PDT) estão pretendo concorrer a uma vaga na cadeira do Senado Federal.