Santo Guerreiro

São Jorge é homenageado por Fuzileiros da Fuzarca

Celebração acontece neste domingo (23) na Madre Deus a partir das 16h

Reprodução

Domingo (23) é comemorado o dia de São Jorge – ou Ogum, na Umbanda –, o santo guerreiro. E para prestar esta homenagem, o bloco Os Fuzileiros da Fuzarca saúda o Santo com sua bateria na sede da agremiação, que fica na rua Afrânio Peixoto, Madre Deus, a partir das 16h.

Já é tradição dos Fuzileiros homenagear São Jorge nesse dia. “O bloco faz essa comemoração saudando São Jorge com muito samba e alegria, pelas graças obtidas e pedindo dias melhores para todos que nele crê”, comentou dona Maria da Graça, presidente dos Fuzileiros da Fuzarca.

A concentração acontece em frente à sede do bloco. Depois, o grupo segue em cortejo pela Madre Deus, aglutinando devotos por todo o trajeto.

OS FUZILEIROS DA FUZARCA

O bloco foi fundado em 1936 e já tem presença marcante no carnaval maranhense. Os Fuzileiros possuem como característica o ritmo cadenciado, produzido pelas ritintas, taróis-de-mão e duas-por-uma (instrumentos de percussão cobertos com couro de bode e carneiro), além das cores usadas (preto e branco) e da estrela nas confecções das fantasias.

SÃO JORGE

Jorge nasceu na Capadócia, na Turquia, no século 3 e foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão.

Considerado um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias