Intercâmbio

Programa ‘Cidadão do Mundo’ abre inscrições no fim do mês

Serão ao todo 80 vagas para jovens de 18 a 24 anos para passar três meses em países como Canadá, Estados Unidos e Argentina

Foto: Reprodução

Após duas edições de grande êxito, o programa ‘Cidadão do Mundo’, do Governo do Estado, inicia sua terceira fase em 2017. Previstas para o final de abril, as inscrições para 80 vagas contemplarão jovens de 18 a 24 anos, que terão a oportunidade de passar três meses em outros países, aprendendo mais sobres os idiomas locais e fortalecendo os vínculos culturais com países como Canadá, Estados Unidos e Argentina.

Para participar da seleção, os jovens precisam também ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A principal mudança no processo seletivo do ‘Cidadão do Mundo’ é a nota do Enem passar a ser critério classificatório.

“Nas primeiras fases, o aluno tinha que cumprir os pré-requisitos do edital e participar do curso de imersão, de onde saia classificado ou não para a última etapa do intercâmbio, a viagem. Mas agora nós vimos a necessidade de mudar essa forma de avaliação para atender também os alunos do interior do estado, que, muitas vezes, ficavam impossibilitados de participar do curso por causa da distância e outros fatores”, explica a coordenadora do programa, Fabiana Moura.

Com a nova medida, o programa coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), permite que jovens da capital e do interior do estado possam concorrer de forma mais igualitária à oportunidade de fazer o intercâmbio custeado pelo Governo do Estado.

Além da mudança do processo seletivo, a nova fase do ‘Cidadão do Mundo’ também traz uma novidade quanto à ambientação dos alunos com os idiomas escolhidos para cursar. Os aprovados para a fase 2017 do programa participarão de aulas online antes da viagem para já saírem do Maranhão com a possibilidade de se comunicarem em uma das três línguas escolhidas.

“Nós queremos que os alunos cheguem aos outros países mais soltos, sabendo se comunicar, pedindo informações, falando o básico das línguas para que não passem dificuldades e se ambientem mais rápido com os destinos”, diz Fabiana.

A lista completa de pré-requisitos para participar do programa, pode ser acessada pelo endereço eletrônico da Secti (www.secti.ma.gov.br).

Histórico

Na primeira fase, 85 estudantes embarcaram para aprender inglês, francês e espanhol nos Estados Unidos, Canadá, França e Argentina. Já na segunda, que tem embarque marcado para o dia 8 de abril, 70 jovens partirão do Maranhão com destino ao Canadá e a Argentina.

Cidadão do Mundo

O ‘Cidadão do Mundo’ é um programa do Governo do Estado voltado para jovens entre 18 e 24 anos – alunos egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundação sem fins lucrativos – que terão a oportunidade de passar três meses em outros países aprendendo o idioma local e fortalecendo os vínculos culturais com todas as despesas pagas pelo governo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias