MÚSICA

Nelsinho Martins fala sobre tributo a Pixixita

Pixixita, que fez parte de uma geração que teve marcante influência sobre os destinos da música maranhense atualmente, será homenageado, hoje (8), às 19h, no bar e restaurante Seu Guma, no Renascença

Reprodução

O músico maranhense José Carlos Castro Martins, o Pixixita, que fez parte de uma geração que teve marcante influência sobre os destinos da música maranhense atualmente, será homenageado, hoje (8), às 19h, no bar e restaurante Seu Guma, no Renascença. Pixixita, que faleceu em um acidente automobilístico há 7 anos, no dia 12 de abril de 2002, será reverenciado em uma grande festa que este ano chega a sua 14ª Edição.
Apontado como o músico que introduziu a bossa nova e o jazz no Maranhão, influenciando muitos artistas contemporâneos com a vasta informação musical que carregava na bagagem, Pixixita será reverenciado no show Tribo do Pixixita, que reunirá vários artistas, como Josias Sobrinho, Rosa Reis, Sergio Habibe, Chico Saldanha, Afrôs, Tutuca, Gerude, Ronald Pinheiro, Dicy Rocha, Celso Borges, Beto Ehongue e Chico Nô, o idealizador do tributo, em parceria com o filho do homenageado, Nelsinho Martins.
Para o cantor e compositor Chico Nô, esta celebração a Pixixita tem um significa especial a mais. Ele, que conviveu com o músico, foi idealizador da primeira homenagem realizada no projeto “A Vida é uma festa”, que ocorreu em pleno Centro Histórico na Praia Grande. “Pixixita tem uma grande importância para a minha formação enquanto músico. Eu o conheci na Escola de Música do Maranhão. Além de ter sido o meu professor, ele foi meu vizinho. Às vezes nos encontrávamos para tomar um café e ele aproveitava esse momento para me dar uma aula de violão, me ensinado os caminhos da harmonia. Era uma convivência musical e de amizade. Eu era como um discípulo e ele como um mestre”, contou Chico Nô.
Este ano, a fesra terá como novidade a participação do DJ Pedro Sobrinho, que vai fazer a discotecagem durante o evento, que tem ainda exposição de fotos e vídeos de Pixixita e de edições anteriores. “Trata-se de uma oportunidade de ver grandes artistas reunidos em uma única noite. Essa festa, realizada em memória de Pixixita, já faz parte do calendário cultural da cidade e é também uma maneira que encontramos de manter viva a sua memória, pois ele foi responsável pela orientação e formação de muitos artistas”, explicou Nelsinho Martins.

O que mudou nesta homenagem a Pixixita ao longo destes 14 anos?
Essa festa começou como um tributo ao legado deixado por Pixixita e que, ao decorrer destes 14 anos, acabou se transformando em um grande encontro da música maranhense. Hoje celebrar Pixixita tornou-se apenas uma motivação, um pretexto para reunir esses músicos que conviveram com ele e que hoje fazem a diferença na música maranhense. Confesso que este ano, a festa quase não acontece porque estou envolvido em muitos projetos. Quando mencionei essa possibilidade alguns amigos me chamaram para atenção que este projeto musical tem. Pois, a festa é uma grande reunião de amigos que gostam de boa música. Então, resolvi fazê-la.

Você convidou alguns artistas que não conviveram com Pixixita para esta festa. Fale um pouco sobre isso?
Temos uma nova geração de artistas que estão fazendo parte da renovação da música maranhense, e que às vezes não tem espaço para mostrar o seu trabalho. Vi nesta festa a oportunidade de reunir esta nova geração para que pudesse ter contado com os artistas que conviveram com Pixixita. Acredito que esta seja uma grande contribuição que estamos dando para o fortalecimento da música maranhense. Além disso, é uma oportunidade para o público conhecer quem são essas pessoas que fazem parte deste cenário musical. Esta festa possibilita esse encontro de intergerações.
.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias