João Alberto pede definição sobre base de Alcântara
Senador fez discurso pedindo ao governo federal que esclareça a situação do Centro de Lançamento de Alcântara com celeridade
Em discurso proferido nesta quarta-feira (26), no plenário do Senado, o senador João Alberto pediu que o governo defina o papel da Base de Alcântara.
O Centro de Lançamento de Alcântara é uma das bases aeroespaciais mais cobiçadas do mundo e apresenta grande potencial econômico devido à proximidade com a Linha do Equador- que facilita a economia de combustível utilizado nos lançamentos de foguetes e permite movimentos tanto equatoriais quanto polares e à proximidade com o mar, pois garante segurança ao diminuir a chance de impacto dos foguetes com áreas habitadas.
“O que falta é o Brasil decidir qual é a vocação da Base de Alcântara: se ela deve representar a expansão do Programa Espacial Brasileiro ou se deve servir para atrair investimentos estrangeiros”, afirmou o senador.
Para o senador, as duas opões são viáveis e podem coexistir. João Alberto lembrou ainda das tentativas de acordo com os Estados Unidos, que não avançaram devido às “exigências draconianas e obviamente inaceitáveis daquele País”, disse.
“Eles queriam proibir o acesso de brasileiros ao local e ainda proibir a transferência de tecnologia para o Brasil”, comentou abismado o senador.
Mas, apesar disso, o parlamentar lembrou que não se pode desperdiçar os talentos e os recursos financeiros e humanos da Base de Alcântara e por isso, pediu agilidade nessa definição.