Jackdevil busca conquistar a Europa
O quarteto foi selecionado por uma agência de shows alemã para 15 apresentações pelo continente. Turnê percorrerá cinco países diferentes, entre eles, Alemanha, Holanda, Bélgica, Polônia e França
A banda maranhense Jackdevil está de malas prontas e passaporte carimbado para a sua primeira turnê europeia. Após turnês pela América Latina e shows por todas as regiões do Brasil, o anúncio foi feito por meio da sua página oficial no Facebook. O grupo, com sonoridade bem próxima das bandas de thrash metal dos anos de 1980, foi convidado por uma empresa especializada em turnês mundiais, a On Fire Agency, e passará por cinco países diferentes, são eles: Alemanha, Holanda, Bélgica, Polônia e França.
Genuinamente maranhense, a banda Jackdevil sofreu influência direta de grandes bandas antecessoras na cena de sua cidade como a Ácido, Cremador, Ânsia de Vômito, Brutallian, entre outras. Formada em 2010 com integrantes que já tinham passagens por outras bandas, desde 2003, o Jackdevil iniciou a sua carreira com a gravação do EP Faster Than Evil e de uma demo tape Under the Satan Command lançada em 2012, ambos gravados originalmente na capital maranhense.
No mesmo ano, o quarteto conquistou o prêmio de Banda Revelação do Brasil pelo Whiplash.net, o maior site especializado em rock’n’roll de toda a América Latina. O grupo já possui dois discos de estúdio lançados pela gravadora carioca Urubuz Records (empresa que já trabalhou com nomes como NX Zero, Dead Fish e Glória) e ainda dois outros lançamentos independentes que iniciaram a trajetória musical da banda, divulgados antes de fecharem contrato com a gravadora.
Segundo o vocalista/guitarrista André Nadler, os músicos buscavam um trabalho diferenciado, e daí surgiu a ideia de montar o Jackdevil. “Lembro que no começo da carreira imaginávamos que uma turnê pelo Nordeste poderia ser algo possível, mas em momento algum idealizamos sequer sair do país. Em 2015, quando fizemos nossa primeira turnê internacional, que passou pela América Latina, já ficamos felizes ao ponto de dizer que, se a nossa história acabasse após aqueles shows, já estaríamos com a sensação de missão cumprida com o Jackdevil”, disse ele, lembrando que o tempo passou e outras conquistas vieram. “A turnê pela Europa vai ser uma experiência única para a banda e esperamos que outras coisas ainda maiores venham como fruto desse trabalho”, completou ele.
Para André Nadler, uma turnê na Europa deve ser o ápice na trajetória de qualquer banda de rock brasileira. O músico acredita que é no continente europeu que as coisas acontecem com mais eferverscência dentro do estilo musical do Jackdevil, por exemplo, em países como a Alemanha e França. “São em países como estes que você consegue um bom público durante uma apresentação em plena terça-feira, entende? Aqui no Brasil ainda não temos muito o costume de shows acontecerem durante a semana toda. Na capital maranhense, isso se torna ainda mais escasso e não deixa de ser um problema para os artistas daqui”, avaliou Nadler.
André Nadler acrescentou ainda que os músicos estão ansiosos para a viagem começar. O repertório da banda vai ser todo baseado em uma espécie de coletânea, com as principais músicas que foram produzidas nos quatro discos de estúdio do Jackdevil. “Após o anúncio da convocação pra turnê, temos recebido muitas mensagens de fãs europeus e até mesmo de brasileiros que moram em países que iremos visitar e querem prestigiar a banda nos shows por lá”, disse o músico.