Inscrições até hoje

IFMA sediará campeonato estadual de ciclismo

As provas masculinas e femininas em diversas categorias ocorrerão no domingo (9), a partir das 8h

Reprodução

No próximo domingo (9), o Campus São Luís / Maracanã vai sediar a segunda etapa do Campeonato Maranhense de Mountain Bike, na modalidade Cross Country Olímpico (XCO), com a largada das provas a partir das 8h. As inscrições no valor de R$ 50, além de taxas, podem ser feitas até esta quinta-feira (6) na página de eventos esportivos Sprinta.

Esta é a primeira vez que o campeonato acontece nas dependências da unidade do Instituto, que por ser uma área fechada oferece segurança para os competidores. “O Campus Maracanã é um local ideal para a prática de mountain bike”, disse Luciano Leite, chefe de gabinete da direção geral, referindo-se ainda ao terreno acidentado e repleto de obstáculos, uma característica ligada à vocação agrícola dos cursos oferecidos. Antes da criação do IFMA, em 2008, o campus constituía a Escola Agrotécnica Federal do Maranhão.

Luciano Leite informou que os organizadores realizaram o reconhecimento do circuito, no fim de semana que antecedeu a segunda etapa do campeonato. Ele destacou que os atletas Kaximax e Cristóvão Farias estão à frente do evento, sendo dois nomes de referência no ciclismo do Estado. O campeonato tem supervisão da Federação Maranhense de Ciclismo (FMC).

Segundo o regulamento das competições em mountain bike divulgado pela FMC, as provas de cross-country no formato olímpico, para atletas masculinos ou femininos, obedecem a tempos definidos de acordo com as categorias (Júnior, menores de 23 anos, Elite e Máster). O circuito tem entre 5 km e 9 km, preferencialmente no formato de trevo, e é balizado em todos os quilômetros por uma bandeira que marque a distância que falta para percorrer. A partida é realizada em grupo. No caso do circuito do Campus Maracanã, que compreende 4,2 quilômetros, Luciano Leite esclareceu que os competidores compensarão a distância percorrendo mais de uma volta completa.

A competição de domingo prevê a entrega de troféus aos três primeiros classificados, além de medalhão para o quarto e quinto colocados, e medalhas finisher para todos os atletas. Maiores informações podem ser obtidas junto aos organizadores, pelos telefones (98) 98167 9045 (Kaximax) e 98788 3244 (C. Farias).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias