IV EMDS

Gestores de São Luís participam de encontro sobre desenvolvimento sustentável

Evento debate alternativas para as gestões pautadas na humanização de cidades e de boas práticas

Reprodução

Teve início nesta segunda-feira (24) o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece até sexta no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A bienal, que reúne gestores de todo o Brasil, é realizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Sebrae.

O evento conta com a participação do vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, e da secretária municipal de assistência social, Andreia Lauande. O vice esteve em reunião com o Banco Mundial para discutir sobre o financiamento às prefeituras com foco nas agendas de desenvolvimento sustentável, e ressaltou a importância da humanização da cidade. “São Luís, por ser uma cidade histórica, que reúne um patrimônio econômico e de turismo muito forte, precisa se humanizar cada vez mais”, comentou.

Júlio destacou, ainda, que os principais desafios da cidade giram em torno da questão da mobilidade urbana, do diálogo com os municípios da metrópole e do novo plano diretor.

O Encontro

Em sua última edição, a EMDS reuniu mais de nove mil pessoas que debateram propostas de melhoria da gestão, a partir de uma agenda pautada no desenvolvimento sustentável.

Nesta edição, o encontro tem como objetivo fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros. Para isso, tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”, que, durante cinco dias, terá atividades voltadas para a promoção do diálogo com a próxima geração de prefeitas e prefeitos.

Os debates são norteados pelos eixos temáticos: serviços e políticas públicas como direitos da cidadania; cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes; direito à cidade; repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional; qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez; agenda urbana global e mudanças climáticas; e incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias