Furto de energia

‘Gatos’ em condomínios de luxo são investigados

Após a primeira etapa da operação da Polícia Civil, três pessoas foram detidas. Investigação deve chegar a 200 unidades residenciais nos próximos dias

Operação da Polícia Civil em condomínio de luxo. Foto: Divulgação / Seic

A Polícia Civil realizou uma operação para combate o furto de energia em São Luís e acabaram descobrindo “gato” em casas de um condomínio de luxo no bairro do Cohajap. Os agentes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) constataram fraude nos medidores de energia e prenderam três pessoas.

A operação foi deflagrada nesta sexta-feira (31) para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em casas do condomínio de luxo Golden Green. Em três delas os peritos do Icrim constataram a existência de manipulação nos medidores com o objetivo de burlar o sistema de medição. O medidor de outra casa foi apreendido para ser submetido a exame mais detalhado.

Após a operação, os empresários foram conduzidos para Superintendência Estadual de Investigações Criminais. Eles responderão pelo crime de furto de energia em liberdade. Os três pagaram fiança no valor de R$ 3 mil cada e deixaram o local.

Segundo o delegado Paulo Roberto de Carvalho, os empresários foram autuados em flagrante delito, por instalar “gatos”, mas a Justiça obriga a polícia a arbitrar fiança, nesses casos, o que foi feito.

O medidor do quarto imóvel foi apreendido para ser submetido a exame detalhado na sede do Icrim. Isso deve demorar mais de duas semanas, segundo o delegado Paulo Roberto. Se for constatado o furto de energia também nesta quarta casa, o empresário proprietário igualmente vai ser autuado em flagrante delito por furto de energia elétrica.

Investigação

A investigação começou depois que agentes da Polícia Civil prenderam o responsável por oferecer os serviços ilegais de furto de energia. Ele revelou uma lista de condomínio e casas de luxos onde já teria realizado esse tipo de serviço, o que deu inicio a investigação da polícia do Maranhão.

Segundo a polícia, existem mais de 200 unidades consumidoras suspeitas da fraude em São Luís. A próxima etapa da operação é identificar estas unidades e os responsáveis pelo furto de energia.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias