Mudanças

Dança das cadeiras na política maranhense

Articulação envolvendo cargos das administrações municipal e estadual visa fortalecer os laços políticos de Flávio Dino, preparando o terreno para a disputa eleitoral de 2018

Julião Amim (PDT) seria a principal peça do quebra-cabeças.

No tabuleiro de xadrez dos bastidores políticos maranhenses está em curso uma complexa jogada que tem por objetivo final ampliar e fortalecer a base de apoio do projeto de reeleição de Flávio Dino ao governo do estado em 2018, bem como fortalecer o projeto de campanha ao Senado do atual deputado federal Weverton Rocha (PDT).
Os primeiros passos dizem respeito ao retorno do deputado federal Julião Amin (PDT) ao comando da secretaria estadual de Trabalho e Economia Solidária (Setre), cargo que já ocupou durante o início do governo Dino.

Ocorre que este não era o desejo inicial de Amin, que assumiu o cargo em outubro do ano passado, após ter fim o imbróglio jurídico eleitoral que culminou na reabilitação dos votos computados ao companheiro de partido Deoclides Macedo, o que permitiu uma vaga adicional ao seu partido.

Como forma de moeda de troca para que Julião aceite a recondução à secretaria, estaria acertado que o suplente de vereador e filho do deputado, Rommeo Amin (PCdoB) assumirá a Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) no lugar do atual secretário Julio França (PDT). Há rumores que este, por sua vez assumirá a secretaria-adjunta de articulação política, pasta que tem Marcio Jerry (PCdoB) como titular. Questionada sobre a possível mudança, a secretaria não respondeu a O Imparcial.

A volta ao cargo de deputado Federal por Deoclides Macedo teria sido também conquistada por um tensionamento junto à base governista. Sua volta seria uma condicionante para a manutenção do apoio da deputada estadual Valéria Macedo (irmã de Deoclides) na Alema.

Macedo diz estar animado pelo retorno e enxerga que sua volta atende a um critério de justiça após a longa batalha judicial para validar seus votos. “Desde que o TSE por unanimidade, manteve o registro da minha candidatura, validando 56.071 votos dados a mim, me sinto preparado para retomar meus compromissos parlamentares com a mesma determinação de sempre, cada dia valerá por dois para superar o tempo perdido”, disse.

A mudança já estaria acertada e com data para acontecer. Em contato com a reportagem, o deputado Julião Amin confirmou o convite e garantiu que a mudança deve acontecer até a próxima sexta-feira (07 de abril). “Recebemos o convite para reassumir a secretaria de trabalho e estamos nos acertos finais para assumir a pasta. Estamos ajustando com o governador Flávio Dino a mudança, mas até a próxima sexta-feira já deverá ter acontecido a mudança”, disse.
Sobre informações que dariam conta de que Julião poderia mudar de partido e lançar sua candidatura ao senado, o deputado foi enfático sobre sua permanência no PDT e na base aliada de Dino. “Nós temos um projeto firme que é a manutenção da base aliada e a eleição de Weverton Rocha ao Senado”, confirmou.

Em contato com a reportagem, Rommeo Amin confirmou o convite pelo prefeito Edivaldo e se disse disposto a contribuir com sua experiência para o desenvolvimento das ações na pasta. “Ocupei a secretaria adjunta de esportes e lazer, e buscarei contribuir, assumindo este novo desafio. Estamos nos últimos ajustes e a formalização deve acontecer até a próxima semana”, finalizou.

Desavisado

O atual secretário municipal de desportos e lazer, Julio França, disse desconhecer qualquer negociação que envolva sua saída do comando da pasta municipal. “Fui procurado por alguns amigos hoje, questionando sobre essas supostas mudanças, mas não tenho conhecimento oficial. Não houve convite para assumir algum cargo no governo estadual nem conversas sobre minha saída neste momento da Semdel”, declarou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias