Dia da Terra

Confira medidas simples para ajudar o planeta

Saiba como reduzir os impactos ambientais a partir desta data

(Foto: Reprodução)

As comemorações relacionadas ao Dia da Terra surgiram nos anos 70, nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações anualmente, no dia 22 de abril, para conscientizar a população a nível mundial a respeito dos impactos ambientais que destroem num ritmo cada vez mais acelerado o meio ambiente.

O Imparcial destaca medidas acessíveis, que envolvem a mudança de pequenos hábitos, para reduzir seus impactos no planeta Terra e contribuir para a preservação da natureza.

DIMINUIR O LIXO PRODUZIDO

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), são produzidas aproximadamente 230.000 toneladas de lixo por dia. Desse número, apenas 2% é enviado para a coleta seletiva, e o restante processado ou alocado de forma totalmente inadequada.

Para produzir menos lixo, atitudes simples podem ser tomadas. Programar melhor as compras, levando para casa apenas o necessário e evitando desperdícios é um bom começo. Também dê preferência aos produtos com embalagens retornáveis, e sempre utilize refil.

Também vale adaptar-se à coleta seletiva. Apenas a separação de lixo seco (como plástico e papel) e lixo orgânico e o direcionamento para locais que processam o lixo de forma adequada já faz toda a diferença.

FAZER BOM USO DO LIXO ORGÂNICO

Para os restos de comida que já não serão mais utilizados em outros pratos, a dica é utilizar uma composteira – existe a opção de compra-la já pronta ou fazer uma em casa, com baldes. A ideia é utilizar o lixo orgânico para produzir adubo, evitando que ele vá parar em aterros sanitários.

INCENTIVAR AGRICULTURA FAMILIAR E AGROECOLÓGICA

É da agricultura familiar que sai a maior parte do alimento consumido pela população brasileira: de acordo com o Censo Agropecuário de 2006, esse tipo de agricultura produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil.

A dica é incentivar as práticas ecológicas na agricultura familiar comprando em feiras em que são comercializados produtos orgânicos, ou até mesmo direto do produtor, quando possível. Além de significativa melhora na qualidade de vida, o impacto ambiental desse formato de agricultura é muito menor.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias