Comércio prevê alta de 5,4% nas vendas no Dia das Mães
Estudo realizado pela Fecomércio-MA revela dados animadores para esse período em São Luís
O levantamento de intenção de consumo para o Dia das Mães 2017 em São Luís, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), revelou que 79,9% dos consumidores ludovicenses pretendem comprar algum produto para presentear em função da data, enquanto 16,3% não irão comprar produtos e 3,8% não sabe ou não respondeu. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os dados indicam para uma melhora nos resultados da pretensão de comprar nessa data sazonal, apresentando aumento de 5,4% em contraponto à redução de -20,5% dos consumidores que afirmavam que não iriam às compras.
Com os sinais econômicos de inflação próxima ao centro da meta e a tendência de queda de juros, o estudo demonstra que vai se desenhando um cenário de recuperação do consumo após consecutivas quedas em datas comemorativas importantes para o comércio varejista, revelando que quatro em cada cinco consumidores deverão ir às compras nesse período. “Podemos considerar que estamos vivendo um momento de transição, saindo de um período de recessão nos últimos dois anos, para uma retomada de confiança e aquecimento da atividade econômica. O processo atual de desinflação com seu recuo de preços, associado, a um médio prazo, com a gradual recuperação do mercado de trabalho, poderão criar as condições para a consolidação do início da recuperação econômica em 2017”, explica o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.
De modo geral, para a Federação do Comércio do Maranhão, o resultado positivo de intenção de compras para esse período está vinculado, principalmente, à estabilização da massa real de rendimentos salariais dos ocupados, bem como uma melhora no acesso ao crédito pelos consumidores do comércio. Em linhas gerais, o atual cenário apresenta uma tendência de queda dos juros, representada especialmente pela última decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir em 1% a taxa Selic, que mede os juros básicos da economia e que é um referencial para as taxas de juros praticadas no mercado de crédito, trazendo o índice para 11,25% em abril.
Produtos
A pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães revelou mais um dado animador para o comércio varejista ludovicense, pois os consumidores apresentaram as reduções de -4,58% e de -5,56%, respectivamente, na intenção de comprar apenas um ou dois produtos, ao mesmo tempo em que indicaram o avanço de 58,8% da preferência de comprar três produtos, embora a predisposição de adquirir apenas um produto ainda seja a maior parte das intenções de compras neste ano com 72,9% das indicações dos consumidores que irão às compras no período.
Os setores de vestuário, perfumaria e calçados serão os três primeiros segmentos em intenção de compras, de acordo com o levantamento, com 29,4%, 27,3% e 13,7%, respectivamente, das escolhas dos consumidores de São Luís. Mas o consultor econômico da Fecomércio, Eduardo Campos, explica que esse é o momento do empresário investir em novos produtos dentro do seu segmento de atuação. “Em comparação ao mesmo período do ano passado, embora o setor de vestuário venha apresentando redução em sua intenção de compras, vários outros produtos tiveram elevações nas preferências de consumo, o que deve motivar o comércio a elevar seus investimentos em novas mercadorias, bem como novas promoções visando uma estratégia para ampliar o volume e as receitas nominais de vendas”, ressalta o economista.
Em relação aos locais onde estão essas lojas que deverão ser mais demandadas durante o período que antecede o Dia das Mães, destaca-se na pesquisa da Fecomércio o expressivo aumento de 52,1% da preferência pelas lojas de rua/bairro/galeria, que possuem a localização geográfica próxima à residência ou local de trabalho do consumidor como fator de atratividade e fidelização desse cliente. O levantamento indica também a elevação 37,5% da tendência de vendas pela internet, explicada pela facilidade que o consumidor busca ao usar esse canal para encontrar produtos que não estão disponíveis no comércio local.
Apesar desses aumentos, os locais preferidos pelos consumidores continuam sendo as lojas de Shopping Centers e as lojas do Centro Comercial, que lideraram as escolhas dos ludovicenses com índices de 46,8% e 32,7%, respectivamente.
Gastos
Na perspectiva do valor que os consumidores pretendem gastar com presentes para o Dia das Mães, a pesquisa mostrou que seis das nove faixas de gastos apresentaram elevações quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. “Este resultado ilustra bem a intenção do consumidor em elevar seus gastos, tendo em vista, o provável equilíbrio orçamentário do qual dispõem atualmente parcela significativa dos ludovicenses que irão às compras nesta data”, enfatiza o economista Eduardo Campos.
A média do valor do presente pretendido pelo consumidor este ano foi calculada em 130 reais, enquanto a média do valor total da compra, considerando os gastos com a comemoração e aqueles que irão comprar mais de um produto para presentear, foi calculada em 179 reais. Assim, o valor médio do presente quando comparado ao ano passado, teve uma redução de -5,11%, mas quando se analisa o valor médio da compra, onde o volume do gasto é maior, observa-se uma elevação de 1,70%. “A redução no valor médio por presente é explicada pela perspectiva do consumidor de comprar mais produtos este ano, ou seja, o ludovicense está disposto a gastar um pouco mais no geral das compras de 2017, desde que leve para casa mais presentes”, lembra o consultor econômico da Fecomércio.
Quanto à forma de pagamento, a modalidade à vista em dinheiro aumentou 3,99%, assim como o uso do cartão de débito avançou 5,41% na comparação anual. Por outro lado, a tendência pelo uso do cartão de crédito reduziu -10,16%, como também a preferência pelos crediários/carnês recuou -58,33%.
O estudo da Fecomércio analisou ainda os dias escolhidos pelos consumidores para realizarem as compras como uma informação importante sob o ponto de vista estratégico para os empresários do comércio, que poderão, a partir do levantamento, programar as estratégias de atendimento no estabelecimento comercial com escalas de horário e funcionários que atendam a um maior número de pessoas nos dias de fluxo mais intenso como o sábado e a sexta-feira, apontados como os principais dias de compra na pesquisa da Federação do Comércio.