YOGA

Atividade pode aumentar o ânimo e força de vontade das crianças

Vale lembrar que a prática da yoga entre crianças tem se disseminado cada vez mais em todo o mundo

Reprodução

Os tempos são velozes e, cada vez mais, doenças e males como obesidade, ansiedade e depressão, e até atos extremos como suicídios, que antes eram predominantes em adultos, agora estão se tornando cada vez mais comuns entre crianças. Desacelerar é preciso! E isso é um grande desafio para essa nova geração que nasceu com as redes sociais e vive ligada na web.
Sempre atento às necessidades e tendências da educação, o Colégio Dom Bosco ampliou a oferta de cursos de extensão através do serviço DB Integral, visando complementar com atividades lúdicas e educativas o turno livre das crianças. Agora, o DB IN oferece aos alunos do Dom Bosco e também às crianças da comunidade uma ampla programação de atividades voltadas para o desenvolvimento de múltiplas inteligências, entre as quais a Yoga para crianças (de 7 a 10 anos) e Yoga para pais.
Vale lembrar que a prática da yoga entre crianças tem se disseminado cada vez mais em todo o mundo, pois a garotada de hoje vive uma vida bastante agitada e recebe uma grande carga de informações e estímulos, tanto em casa quanto na escola. A criançada da atualidade é hiperestimulada por jogos eletrônicos, redes sociais, programas de TV e, consequentemente, muito pré-disposta ao esgotamento físico e emocional.
Nesse universo, a yoga é um contraponto importante para equilibrar corpo e mente, pois, através da prática de posturas conhecidas como “asanas” e de técnicas de respiração adequadas, os baixinhos aprendem a relaxar, enquanto os movimentos ativam o fluxo de energia vital em todo o corpo. Sobre os mitos em torno dessa prática milenar, é importante destacar que não se trata de religião, e pode ser feita por pessoas de todos os sexos.
E para quem pensa que os benefícios da yoga são apenas ganho de força e flexibilidade, os instrutores de Yoga do DB Integral listaram alguns dos muitos benefícios que a prática regular pode proporcionar às crianças praticantes de yoga.

Benefícios

Aumento da consciência corporal e respeito de seus limites – Através da prática de posturas (asanas), que imitam por exemplo animais e elementos da natureza, as crianças aprendem a fazer novos movimentos, o que acaba aumentando a sua consciência corporal e levando à descoberta de seus próprios limites com o corpo.

Fortalecimento de músculos e ossos – As posturas trabalham a força corporal e desenvolvem a flexibilidade, além de ajudar no fortalecimento da musculatura e dos ossos, o que futuramente pode ser muito útil na prevenção de lesões.

Aumento do ânimo e da força de vontade – Ao vencerem os limites de seu próprio corpo com a realização das posturas da yoga, as crianças tendem a ter mais vitalidade, ânimo e determinação em sua vida de modo geral.

Desenvolve a coordenação motora – As crianças adquirem um maior domínio sobre o próprio corpo, adquirem mais força e resistência física, o que influi na melhor coordenação motora de forma direta e significativa.

Ajuda a manter a calma e a concentração – As posturas da yoga ajudam a relaxar o corpo e a mente, contribuindo para o maior equilíbrio da criança e consequentemente, para um maior aproveitamento nas atividades escolares.

Ensina a tranquilizar a mente – Aprender a respirar corretamente, relaxar e aquietar a mente são alguns dos maiores benefícios da yoga para pessoas de todas as idades. Para as crianças, aprender desde cedo a mudar o foco dos pensamentos, relaxar e desfrutar de momentos de tranquilidade mental levam a uma postura mais positiva na vida em geral.

Aumento da autoestima e autoconfiança – Com as posturas da yoga, as crianças adquirem mais foco, força e flexibilidade, o que leva naturalmente ao aumento da autoconfiança e da autoestima, com a percepção de que os limites existem mas podem ser vencidos com
prática e persistência.

Controle da emoções – Ao aprender a acalmar a mente e relaxar, a criança desenvolve um poderoso controle emocional, passando a enfrentar os futuros desafios e situações de conflito com uma postura mais calma e equilibrada.

Diminuição da ansiedade e do estresse – Com o aprendizado de técnicas e a prática sistemática da yoga, as crianças aprendem a desacelerar, o que ajuda a controlar o estresse e diminuir a ansiedade
de forma natural.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias