Fotografia

A arte maranhense invade Nova York

Entre O Céu E A Terra Audiovisual, nova edição do livro de Meireles Jr publicado em versão digital e interativa, será relançado no Brasil e em Nova York

Meireles Jr / Divulgação

A união das artes fotográfica, literária e musical já se tornaram uma marca dos trabalhos do fotógrafo maranhense Meireles Jr. E esta característica se reforça no relançamento de seu livro Entre o Céu e a Terra, que ganhou versão digital e interativa. Meireles Jr terá a cantora e compositora Flávia Bittencourt como parceira na divulgação, a qual também apresenta ao público seu mais novo projeto: o CD e DVD Leve. Os dois artistas estarão juntos no dia 28 de abril, no Teatro Regina Vogue, em Curitiba-PR; e em Nova York (a Big Apple), dos dias 17 a 19 de maio, na Saphira & Ventura Gallery.

Através do aplicativo Zappar, as fotografias como a luz amarelada do lampião que descortina os casarões seculares; o cair da noite a cidade se acende, moderna e frenética; e a natureza se mostra exuberante em meio à paisagem desértica, entre outras, se transformam em vídeos, sons e várias trilhas sonoras produzidas pelo músico maranhense Marcelo Rebelo, que aparecem em “Realidade Aumentada” no dispositivo móvel.

Em entrevista a O Imparcial, Meireles Jr revelou que a intenção de repaginar o projeto surgiu da necessidade de atualizar o livro, que na sua primeira edição não contemplava nem a região da Baixada Maranhense e nem da Chapada da Mesa, no sul do Maranhão. Segundo Meireles Jr, com a atualização, o livro aumentou de volume e está com a realidade aumentada. Ou seja, ganhou versão digital e interativa. “Este é o primeiro livro maranhense e um dos primeiros do Brasil que tem a ‘Realidade Aumentada’. Além de ver a foto com o aplicativo, as pessoas conseguem fazer uma viagem, através de uma trilha sonora exclusiva. As imagens que completam essa trilha foram editadas por Wesley da WK5, o que deixou o projeto bastante interessante e que acabou tornando-se um grande diferencial”, explicou Meireles Jr.

Sobre a participação de Flávia Bittencourt na divulgação deste novo projeto, Meireles Jr enfatizou que a parceria com a cantora não é nova. Ela já aconteceu em 2014, quando o fotógrafo lançou o livro Sobre São Luís e Flávia fez um pocket show no Shopping São Luís. “Como Flávia está fazendo essa nova turnê, eu perguntei para ela se ela topava fazer novamente uma dobradinha para divulgar os nossos trabalhos. Ela nem exitou. E a partir daí começamos a desenhar o projeto para divulgar o Maranhão por meio destas duas artes: a música e a foto-grafia”, contou Meireles Jr.

O fotógrafo Meireles Jr publicou Entre o Céu e a Terra em 2008. Com esta nova edição de Entre o Céu e a Terra Audiovisual, ele revela o Maranhão de forma interativa e em dimensão digital, apresentando sua história, belezas naturais e os costumes de sua gente. Nesta reedição do livro, Meireles Jr. retrata a poesia do cotidiano e da passagem do tempo que traz para as lentes do fotógrafo novas nuances, flagrantes, detalhes e paisagens que ainda são traduzidos com textos e poemas de grandes nomes da literatura e cenário musical maranhense, a exemplo de Bandeira Tribuzzi, Gonçalves Dias, Odylo Costa Filho, Luís Augusto Cassas, Laura Amélia Damous, César Nascimento, Sérgio Habibe, Alberto Trabulsi e com o prefácio do gran-de poeta da Academia de letras, Ferreira Goulart.

DUAS PERGUNTAS: MEIRELES JR.

Qual a sua expectativa com relação à receptividade deste trabalho aqui dentro e fora do Brasil?

Sempre que a gente vai divulgar um trabalho fora, lógico que isso gera uma grande expecta-tiva sempre positiva. A gente sabe que existe hoje mais de 5 milhões de maranhenses vivendo fora do nosso estado. E tem muito maranhense morando fora do Brasil. A gente acredita que muitos maranhenses vão prestigiar, fora as pessoas locais que têm curiosidade em conhecer o nosso trabalho. Desta vez, a estrutura é muito maior. Estamos levando dois proje-tos juntos de grande valor, que é a música e a fotografia.

E com relação a Nova York?

Esta é terceira vez que eu exponho meu trabalho fora do Brasil. Já fizemos em Portugal, em Nova York em uma escola e desta vez será em uma galeria. Este é um trabalho muito desafiador, principalmente porque você está sabendo que está levando o seu trabalho para o lugar mais importante do planeta com relação à arte.Vamos estar próximo da Brodway, próximo da Biblioteca Pública de Nova York em uma galeria que tem uma circulação muito grande. Mostrar esse trabalho é como dar a cara a tapa e fazer as avaliações.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias