Volume de chuvas em março deste ano já supera índices de 2016
De acordo com os registros feitos pelo laboratório, do dia primeiro ao dia 16 de março, São Luís já registrou 251,4 mm de chuvas, contra 229,4 mm no mesmo período do ano passado
O volume de chuvas registrado este ano, em São Luís, já aponta índices superiores se comparados com o mesmo período do ano passado, de acordo com o meteorologista Hallan Cerqueira, do Núcleo de Meteorologia Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
De acordo com os registros feitos pelo laboratório, do dia primeiro ao dia 16 de março, São Luís já registrou 251,4 mm de chuvas, contra 229,4 mm no mesmo período do ano passado.
Em relação ao mês de fevereiro, o meteorologista Márcio Eloi, também do núcleo da UEMA, informou que o volume de fevereiro deste ano (352,5 mm) também foi maior que os índices do ano passado (229,2 mm).
Em janeiro de 2017, por sua vez, também registrou números maiores este ano. Segundo o relatório, este ano choveu 418,5 mm no primeiro mês do ano, enquanto, ano passado, choveu apenas 179,2 mm.
Cálculo
O cálculo desse volume envolve apenas conceitos de geometria espacial e plana. O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m².
Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1m², a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.