Educação

Uema dá início ao programa de Residência Médica em Caxias

Com 3 alunos aprovados e classificados, o programa tem duração de 2 anos para Clinica Médica e 3 anos para Ginecologia e Obstetrícia

Reprodução

Na tarde dessa quarta-feira (15), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus de Caxias, realizou a aula inaugural da primeira turma do Programa de Residência Médica da Instituição, nas especialidades Clínica Médica (CM) e Ginecologia e Obstetrícia (GO).

Com 3 alunos aprovados e classificados, o programa tem duração de 2 anos para Clinica Médica e 3 anos para Ginecologia e Obstetrícia. E figuram como parceiros e instituições executoras nesta iniciativa, o Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão e a Maternidade Carmosina Coutinho.

Conforme explica o vice-reitor Walter Canales que, na oportunidade, representou o reitor Gustavo Costa na solenidade, é um programa pioneiro implantado pela UEMA em Caxias, que concretiza um sonho dos acadêmicos de medicina, e, além disso, a ação é de grande importância para o avanço da universidade nessa área. “A Residência Médica da Uema vem para melhorar a qualidade não só dos serviços prestados pelas instituições executoras, como também pelo próprio Curso de Medicina, que vai oferecer ao mercado de trabalho, alunos mais qualificados. Enfim, com essa iniciativa da Uema, ganha a sociedade e todas as instituições”, reforça o professor Walter.

Para a diretora do Curso de Medicina, Rose Mary Jácome, o que está acontecendo no Campus de Caxias é um momento histórico. “É um passo tão ousado como foi a instalação do Curso de Medicina no interior do Maranhão no ano de 2003. É assim que a educação cresce e a saúde melhora”, disse a professora. E acrescentou: “A Residência Médica é importantíssima, além de dá a formação de pós-graduação ao médico graduado, ela também fixa o profissional no interior do Estado”.

A residente Kárytta Ramos declarou que já tinha o sonho de fazer residência e continuar seus estudos na área de oncologia e, segundo ela, clínica médica é um pré-requisito. “Clínica Médica é uma residência que abrange várias especialidades, então isso vai abri um leque de oportunidades, vou aprender mais, colocar meus conhecimentos em prática e ampliar o que aprendi na universidade, durante a graduação”, frisou Kárytta.

Ao final da acolhido, o médico Bertholino Assunção, diretor clínico do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, ministrou a aula magna, em que falou da importância da residência médica e a vida do residente.

A Residência Médicaé uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas. Foi instituída no Brasil pelo decreto nº 80.281,1 de 5 de setembro de 1977.

Ainda participara da cerimônia, várias autoridades, entre elas,a presidente da Comissão das Residências Médicas da Uema, Roseneide Teixeira; o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior; o representante da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. Rodrigo; o secretário de Governo do Município, Catolé Júnior; o procurador do Município, AdenilsonDilson; a secretária de Saúde do Município, Socorro Coutinho Melo; e os vereadores sargento Moisés, e Magno Magalhães; bem como, os residentes Priscila Karla Sousa Ramos Magalhães (CM), Kárytta da Silva Ramos(GO) e Marcelo Manari (CM).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias