Primeira etapa da reforma do prédio da Uema Sul é concluída
As salas de aula já estão prontas e foram entregues nesta primeira etapa
Os estudantes da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uema Sul) já começaram o ano letivo com um novo ambiente. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, efetua melhorias em toda a estrutura física da Universidade. As salas de aula já estão prontas e foram entregues nesta primeira etapa, possibilitando aos alunos e professores um espaço estruturado e com condições adequadas para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.
Nesta nova fase de revitalização, a reforma segue com investimentos na parte administrativa e laboratórios. Também está sendo construídos um laboratório de informática e um setor de gestão de materiais. Toda a universidade passará por reparos na parte elétrica, hidráulica, piso, forro, revestimentos de parede, além de melhorias na fachada e nas áreas de vivência.
Desde que foi construída, na década de 70, as instalações físicas da antiga Uema receberam poucas intervenções estruturais, entre elas, a construção de anexos em 2006 e 2013. Por falta de manutenção, a comunidade acadêmica enfrentava problemas graves, como a falta de água, deficiência no sistema elétrico e de climatização. “A instituição precisava de um prédio adequado. Esta é uma reforma muito necessária e que já está mudando o ambiente acadêmico”, disse o aluno Higor Santos.
A reforma foi elaborada com a participação da comunidade acadêmica e beneficia cerca de dois mil alunos e quase 200 professores. “Esse contato do Estado com o movimento estudantil foi importante porque falamos sobre as nossas necessidades e parte significativa dela foi atendida. Ainda há muitos desafios, mas é um ótimo começo”, disse uma das líderes do movimento estudantil da Uema Sul, Walquíria Lima.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, o início do primeiro semestre da Uema Sul, com as salas reformadas representa uma nova fase do Ensino Superior no Sul do Maranhão. “Ingressei na Uema em 1995 e as condições eram as mesmas até o final do ano passado, quando começamos a reforma. Ficamos muito felizes em contribuir tanto na construção institucional, quanto na estrutura física. É uma obra praticamente de reconstrução que precisaria de seis meses, mas já estamos com 80% pronta em três meses”, informou.
Sobre a Uema Sul
É a primeira universidade do interior do Maranhão e foi instituída pelo governador Flávio Dino no dia 1º de novembro de 2016, atendendo a uma reivindicação da comunidade acadêmica. A luta por autonomia administrativa e pela regionalização do ensino superior no Maranhão era de mais três décadas.