Obras

Prefeito Edivaldo vistoria drenagem no Coroado

O prefeito de São Luís visitou as obras em pelo menos três ruas do bairro, que terão um melhor escoamento das águas pluviais

Reprodução

O prefeito Edivaldo acompanhou, na manhã deste sábado (4), equipes da Prefeitura de São Luís que prosseguiam os trabalhos de expansão da rede de drenagem na Rua Cobalto, no bairro Coroado. A via, uma das mais prejudicadas com o período chuvoso, é uma das que recebe obras para escoamento das águas pluviais, que se estendem a pontos estratégicos do bairro. Além dela, as ruas Cobre e Ouro recebem intervenção para contenção de alagamentos e enchentes na região. O problema incomodava a comunidade há mais de 40 anos. Com as obras, as águas das chuvas terão o caminho de escoamento garantido, evitando acúmulo nas vias.

O prefeito Edivaldo enfatizou a importância deste serviço, que soluciona uma demanda antiga da comunidade local. “Estamos promovendo um trabalho para resolver, de fato, a questão dos alagamentos nesta área e entorno. É uma importante obra e muito solicitada pelos moradores. O trabalho é intenso para que, o quanto antes, possamos entregar a obra aos moradores e eles não venham mais a ser sacrificados com as chuvas”, pontuou.

O vice-prefeito Julio Pinheiro lembrou que, com as obras, a Prefeitura trabalha para garantir a resolução de um problema que sempre afetava as famílias da região no período chuvoso. “Isso interfere na vida das pessoas, é uma questão de saúde pública e a vontade do prefeito é resolver esse problema com as intervenções em curso. Com isso, muito em breve, o sistema que faz a absorção destas águas será solucionado, melhorando as condições para os moradores”, destacou.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, explica que serão construídos três sistemas distintos de drenagem, que vão se interligar para o escoamento das águas. É o chamado ‘sistema comunicante’, que vai funcionar em conjunto, garantindo o corredor para as águas das chuvas e de outras origens. “Esta obra vai solucionar em definitivo a situação de alagamento e que comprometia a qualidade de vida da população desta área e adjacências”, disse.

A Rua Cobalto é a primeira a receber os serviços. Neste sábado (4), as equipes da Semosp executavam a construção das tampas das caixas de concreto. Serão três , com capacidade para suportar tubulação de concreto de 800 milímetros. Serão cerca de 100 metros de sistema de drenagem em cada uma das ruas.

Ação

Moradores acompanharam os trabalhos e parabenizaram a ação da Prefeitura. No local há mais de 40 anos, o aposentado Gonçalo Monteiro descreveu os problemas sofridos a cada chuva. “É difícil atravessar. A rua fica inundada e a gente tem que proteger móveis, tudo. Agora que eu vi o serviço sendo feito fiquei mais confiante. Espero que logo seja concluído e a gente veja essa rua sequinha”, disse.

“Aqui, quando chove, é um problema sério. Quem mora aqui vive com os móveis pendurados, tudo suspenso porque é muita água. A gente já esperava muito por essa drenagem. É um bem muito grande que a Prefeitura está fazendo aqui”, enfatizou Antônio Carvalho, 67 anos.

Para Maria das Graças Batista, a expectativa é que o serviço seja concluído o mais breve possível. “Vem aí os meses de chuvas mais fortes e espero que, esse ano, a gente possa olhar pela janela e não ver mais a rua inundada. Graças a Deus que a Prefeitura olhou nossa rua, que o sofrimento com água da chuva aqui é grande. Mas, agora, temos fé que esse problema vai acabar”, disse.

Recuperação

O secretário da Semosp ressaltou que o trabalho da Prefeitura para recuperar as ruas e avenidas da capital é intenso. “O objetivo é proporcionar à população de São Luís mudanças que promovam impactos positivos no seu cotidiano. Com a conclusão desta obra de drenagem, esses moradores não serão mais prejudicados pelas chuvas”, reitera Araújo.

As obras de drenagens integram o programa de recuperação de ruas e avenidas promovidos pela Prefeitura de São Luís desde 2013. O investimento desde 2013 no setor é o maior já realizado pela Prefeitura de São Luís, em comparação com administrações anteiores, e compreende 20km de redes de canais e galerias. O objetivo é urbanizar áreas precárias, garantindo o desenvolvimento urbano e socioeconômico, valorizando as áreas e garantindo mais mobilidade e condição de vida às pessoas. A drenagem, além de facilitar o escoamento das águas da chuva evitando os alagamentos, contribui para conservação do asfalto e para a saúde pública.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias