Renovação

Porto do Itaqui terá novo sistema de iluminação

A obra prevê a instalação de postes em concreto armado e estruturas auxiliares em vibra de vidro, de modo a evitar a ação da maresia, garantindo maior vida útil ao sistema

Foto: Reprodução

Nos próximos dias começam os trabalhos de implantação de um novo sistema de iluminação na linha de cais do Porto do Itaqui. O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, assinou nesta sexta (3), a Ordem de Serviço para o início da obra, que trará mais segurança com um sistema semelhante ao que é utilizado nos maiores portos do mundo.

“A área primária de um porto, considerada o coração das operações, é um espaço que funciona 24 horas e necessita de constantes investimentos em infraestrutura. Por isso o nosso planejamento estratégico contempla preferencialmente obras voltadas à melhoria de nossas operações”, afirma Lago.

A obra será realizada pela empresa Agrasty Construções e prevê a instalação de postes em concreto armado e estruturas auxiliares em vibra de vidro, de modo a evitar a ação da maresia, garantindo maior vida útil ao sistema. Também serão substituídos todos os refletores de vapor metálico (2.000W) por refletores LED (1.000W) reduzindo pela metade o consumo e ampliando a intensidade luminosa. Essa medida está alinhada com os princípios de gestão sustentável praticados pela EMAP.

Pacote de obras

Começam neste ano uma série de outras no Porto do Itaqui, entre as quais a revitalização do sistema de combate a incêndio, a modernização da estrutura de acesso ao porto e redimensionamento do pátio de regulação de carretas. O Berço 108 receberá obras complementares – sistema elétrico e sanitário feitos pela EMAP com recursos federais (R$ 1.211.906,67), além da implantação dos dutos que levarão combustíveis e gás dos navios até os tanques de armazenamento, investimento de R$ 5 milhões da empresa Granel Química.

Os terminais delegados também receberão melhorias importantes neste ano. Já começou a obra de construção de um novo Terminal do Cujupe e na Ponta da Espera serão feitas melhorias na portaria de acesso principal, além de construída uma nova unidade de segurança pública para abrigar as operações da Policia Militar.

Completamente revitalizado pela EMAP, o Cais de Ribamar será entregue à população ainda neste mês, pelo governador Flávio Dino. A obra, uma antiga demanda da população do município que o Governo do Estado atendeu, contempla melhorias na área do entorno, ponte e píer do cais, incluindo restauração da iluminação, pavimentação e recuperação estrutural, construção de uma área de passeio público com praça, arborização, ciclovias e academia ao ar livre. Também está prevista a instalação de um posto policial, uma estação de tratamento de esgoto e de drenagem pluvial. O objetivo é atender as pequenas embarcações da região e ao mesmo tempo fomentar o turismo local.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias