Religião

Paço do Lumiar estuda criação de Santuário de Nossa Senhora da Luz

O prefeito Domingos Dutra se reuniu com o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, para discutir a criação do santuário na sede do município

Reprodução

Fortalecer a fé cristã e fomentar o turismo religioso é a meta do prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra (PCdoB). Por isso, ele esteve reunido com o arcebispo de São Luís Dom José Belisário na manhã desta segunda-feira (27), na Igreja da Sé para discutir a criação de uma identidade histórica com a construção do Santuário de Nossa Senhora da Luz na sede do município.

O projeto de construção do santuário contará com um caminho da peregrinação que vai do nascimento do menino Jesus, a ida à Jerusalém para ser apresentado e a declaração do profeta Simeão ao encontrar Jesus “Luz para iluminar as nações”. A ideia é criar um espaço de visitação, onde os fiéis possam entender um pouco da história da cidade e da própria igreja, assim como a origem da padroeira de Paço do Lumiar.

O prefeito Domingos Dutra disse que a iniciativa é buscar dar mais visibilidade ao município no Maranhão, Brasil e no exterior. A imagem da santa Nossa Senhora da Luz está na Vila de Paço desde 1761 e vai ficar evidenciada com a construção do Santuário de Nossa Senhora da Luz.“Com esse projeto nós vamos dar visibilidade, reforçar o sentimento religioso e valorizar as pessoas criando oportunidade de renda, de desenvolvimento e bem-estar, valorizando o sentimento cristão que está ligado a nossa criação”, pontuou o prefeito.

Para o bispo Dom José Belisário, a implantação do santuário deve ser vista como um sinal de Deus para as necessidades atuais da população. “As pessoas são muito sensíveis às imagens e símbolos. Esse projeto tem tudo para dar certo e para criar uma identidade do município e também da igreja, da paróquia Nossa Senhora da Luz. Eu, pessoalmente, estou muito alegre, muito satisfeito e torcendo para que dê tudo certo”, afirmou o arcebispo de São Luís.

Planejamento

Com a aprovação do arcebispo de São Luís, o próximo passo para concretizar o projeto é a criação de um decreto para instituir uma comissão para formalizar prazos e metas. O objetivo é formar equipes técnicas e de pesquisas para fazer o levantamento da história do município, da igreja e da santa padroeira de Paço do Lumiar.

A comissão será formada por representantes do Poder Legislativo, da Secretaria de Infraestrutura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, arquidiocese e paróquia Nossa Senhora da Luz.
Ainda dentro do planejamento, a Prefeitura vai buscar parcerias com o consulado de Portugal, com os reitores da Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Federal do Maranhão para viabilizar as pesquisas históricas e elaboração minuciosa do projeto do Santuário de Nossa Senhora da Luz.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias