ENEM 2017

Mudança no exame agrada professores e alunos

Agora as provas acontecerão em dois domingos e houve mudanças nas distribuição de matérias nos respectivos dias

Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O Exame  deste ano será realizado em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. Outra mudança é que no primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza. Até o ano passado, o exame era realizado em um sábado e um domingo, no mesmo fim de semana, e a prova de redação era aplicada no segundo dia de exame. Com a mudança, no primeiro domingo, os estudantes terão 5 horas e meia de prova e, no segundo, 4 horas e meia.

Para o professor de matemática Jamerson Guimarães a mudança beneficia alunos de escola pública, que terão mais tempo para terminar o conteúdo. ” Eu gostei! Além de beneficiar os alunos que vem do ensino público, esses sete dias de uma prova pra outra, é muito boa para revisão”, explica o professor.

A mudança foi aceita de forma positiva pelos vestibulandos de plantão. A estudante do 3º ano do ensino médio, Ana Cristina Melgaco, conta que gostou da mudança, principalmente a nova distribuição das matérias.   “Dois dias seguidos era muito exaustivo!  Fazíamos a prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza no sábado, e no domingo ainda tinha uma redação e questões de matemáticas para fazer. Isso pra mim era muito desgastante. E agora com mudança, a prova humanas pode ajudar de certa forma na redação, se você souber aproveitar, claro! E o outro domingo fica somente para raciocínio lógico”, festeja a estudante.

Já o professor de Geografia, Stanley Ferreira ressalta que, a mudança demorou  bastante tempo para acontece, mas que agora feita, facilita tanto para o aluno como para o professor, que ganha um tempinho a mais com o aluno para revisão. “Mesmo positiva, essa mudança ainda demorou muito para acontecer. Já que, os alunos alegavam que o segundo dia como o mais cansativo, devido a interdisciplinaridade das questões, que sempre exigiram muita interpretação e atenção dos alunos. Essa modificação acaba se tornando positiva tanto para os alunos quanto para nós professores, que com uma semana a mais, podemos gerar um maior reforço dar últimas umas últimas dicas, fazendo com que o aluno venha fazer a prova com mais calma e tranquilidade”, constata  o educador.

Sabatista beneficiados 

Entre os beneficiados com a mudança dos dias das provas estão os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham de ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o sol se pôr para fazer as provas sábado à noite.

Alexson Sampaio, que apesar de estar terminando a sua primeira graduação, não abre mão de fazer o exame todos os anos. Considerou as alterações positivas. “Eu acredito que essa mudança não deixa de ser uma forma de respeitar a adversidade das crenças, possibilitando um menor desconforto, já que, precisávamos ficar reclusos em um dia que nos é guardado para a reflexão e o contato com Deus”, explica.

Outras mudanças

A partir deste ano, o exame não poderá ser usado para certificar o ensino médio. Dessa forma, a cerificação voltará a ser feita pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Para dar mais segurança ao processo, os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias