Movimentos sindicais realizam paralisação nesta quarta
Em São Luís, um ato está marcado a partir das 7h, na Praça Deodoro, no Centro
Diversas categorias, incluindo do transporte e da educação no Maranhão, confirmaram participação nos atos públicos a serem realizados hoje (15) em todo Brasil contra a Reforma da Previdência e à Reforma Trabalhista. Em São Luís, um ato está marcado a partir das 7h, na Praça Deodoro, no Centro.
Em tramitação no Congresso Nacional, as propostas da Reforma da Previdência e da Reforma Trabalhista têm levado às ruas trabalhadoras e trabalhadoras em defesa dos direitos trabalhistas e garantia à aposentadoria. As propostas incluem, entre outras pautas, o aumento da idade mínima de aposentadoria para 65 anos para homens e mulheres e a definição de tempo de contribuição em 49 anos para receber o benefício integral. Além da terceirização da atividade fim, violando direitos constitucionais dos trabalhadores e trabalhadoras e levando à mobilização das categorias.
O ato público na capital está marcado para às 7h30 na praça Deodoro e será encerrado em frente ao prédio da previdência na região central de São Luís. Diversas categorias profissionais já confirmaram participação nos atos, paralisações e protestos desta quarta.
O Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma) confirmaram a paralização dos professores, devido a participação do ato público realizado no período da manhã junto a outras classes trabalhistas na Praça Deodoro.
Mesa Redonda
O Sindeducação estará realizando uma ‘Mesa Redonda’ a partir das 14h, com o tema Impactos da reforma da previdência, na sede do sindicato, no III Conjunto Cohab Anil. No período da tarde o Sinproesemma fará ações de esclarecimento à sociedade, por meio de material informativo, mostrando os danos causados aos trabalhadores pela reforma.
Representantes do Sindicato do transporte público do Maranhão também aderiram a Greve Nacional, e estão realizando panfletagem, enfrente o Parque Bom menino, a partir das 10h. De acordo com o presidente do sindicato, Isaias Castelo Branco, os ônibus da capital vão operar normalmente durante o dia.
O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão confirmou a participação no ato, pela manhã, a partir de 07h30, concentração na sede da Eletronorte, no Sacavém, para em seguida, juntamente com as demais categorias, encerrar com um ato enfrente a agência do INSS, Parque Bom Menino.