Futebol

Menino maranhense na mira do Barça

Mazinho diz não entender acusação e quer retratação do Grêmio no caso que envolve o garoto maranhense de 10 anos

 

Com o nome envolvido no caso do menino maranhense Emanuel Ferreira, o Manu, de 10 anos, o ex-jogador Mazinho se manifestou pela primeira vez sobre a polêmica. Por já conhecer a jovem promessa da Escola do Grêmio, o tetracampeão de 1994 foi quem pediu ao Barcelona que autorizasse o garoto a treinar no clube durante o período de 23 de janeiro a 10 de fevereiro – época de férias escolares. No entanto, a situação acabou virando um problema posteriormente, pois Manu não voltou mais ao Grêmio, que acusou o Barça de aliciamento.

Mazinho recentemente abriu uma empresa para agenciar a carreira dos filhos Rafinha e Thiago Alcântara, e está de olho no mercado de novos talentos do futebol, por isso já conhecia Manu. Mas ele garante que essa história com o garoto é um grande mal-entendido. O ex-meio-campista quer que o Grêmio se retrate. “Não estou entendendo nada dessa situação. Conheço o menino e pedi ao Barcelona para deixar que ele treinasse lá porque estava de férias, mas sem nenhum compromisso. Depois voltou ao Brasil. E agora essa acusação do Grêmio… O Barcelona não tem nada a ver com essa história. Estou esperando o Grêmio me ligar para explicar. Espero que eles se retratem”, disse.

A versão do Grêmio é de que Manu não se reapresentou no CT do Cristal, local onde a Escola do Grêmio realiza seu trabalho com as crianças, e vestirá as cores do Barcelona – estará por dois anos em uma escolinha ligado ao clube e depois passará a treinar nas categorias de base. Ainda segundo o Grêmio, o pai do menino, que ganhou um emprego de segurança do clube, pediu demissão nos últimos dias e pretende se mudar para Barcelona. Foi o que disse o diretor jurídico do Tricolor Gaúcho, Nestor Hein. Os gaúchos dizem que recorrerão à Fifa.

O Barcelona, por sua vez, ficou bastante incomodado com a acusação e garante que nunca teve interesse em Manu. Os catalães dizem que apenas atenderam ao pedido de Mazinho e que o menino de 10 anos só treinou por lá no período combinado. Tanto é que, antes de Manu começar o os treinos por lá, o clube exigiu que o Grêmio enviasse um documento de autorização. O Barça ficou mais rigoroso e atento a essas questões depois de ter sido punido pela Fifa em 2014 justamente por problemas na contratação de menores de idade – o castigo foi ficar um ano sem poder contratar novos jogadores.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias