Amazônia

Maranhão é incluído no Fundo do Norte

Comissão do Senado aprovou a entrada do estado, assim como do Mato Grosso, para receber políticas adequadas para a Amazônia Legal

Reprodução

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou nessa terça-feira (28), a inclusão do estado de Mato Grosso e parte do Maranhão entre os beneficiários do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, sob atuação da Sudam – a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia.

O autor do Projeto de Lei, senador Roberto Rocha, do PSB do Maranhão, argumenta que, embora os estados não pertençam à região Norte, são duas áreas de transição e requerem políticas mais adequadas às condições da Amazônia Legal.

O relator, senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, concluiu que a iniciativa vai contribuir para o desenvolvimento regional do país.

Atualmente, os instrumentos de desenvolvimento regional disponíveis para Mato Grosso são os do Fundo Constitucional do Centro-Oeste e, para o Maranhão, os do Fundo Constitucional do Nordeste. Se o projeto em questão virar lei, dois diferentes fundos regionais vão atuar simultaneamente nesses estados.

Como foi aprovado em decisão terminativa, o Projeto de Lei vai ser remetido diretamente à Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário.

Os fundos regionais de desenvolvimento recebem parcelas de recursos tributários da União para a implantação de políticas de desenvolvimento e de redução das desigualdades por meio da execução de projetos de financiamento ao setor produtivo. O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte é operado pelo Banco da Amazônia.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias