Saneamento

Manutenção do sistema de drenagem de São Luís é intensificada

As ações desenvolvidas pela Prefeitura são na intenção de solucionar as demandas de maneira definitiva

Reprodução

A Prefeitura de São Luís vem intensificando as ações de combate a alagamentos e retenção de águas pluviais em vários pontos da cidade. Em pelo menos cinco locais, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realizam serviços de manutenção de galerias, desobstruções e limpeza de bueiros, bocas de lobos e dão continuidade às obras de drenagem.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, frisa que as ações desenvolvidas pela Prefeitura são na intenção de solucionar as demandas de maneira definitiva e seguem a orientação do prefeito Edivaldo que, desde a primeira gestão, realizou grandes investimentos em obras de drenagem em diversos pontos da cidade.

“Conseguimos solucionar problemas de drenagem históricos na cidade. Este ano, mesmo com o rigor das chuvas, a Prefeitura tem conseguido contornar situações e solucionar os problemas de alagamentos na cidade. Demos soluções definitivas a problemas crônicos e continuamos o trabalho com esta meta”, pontua o secretário da Semosp, Antônio Araújo.

A drenagem na área da Santa Clara/Apaco, bem como a construção do Canal do Rio das Bicas, no Coroadinho, estão entre os serviços que tem dado retorno positivo, garantindo o escoamento correto das água pluviais e prevenindo alagamentos. a

Desde o início da semana, quando as chuvas se intensificaram, equipes da Semosp atuam em pontos de obstrução localizados na Lagoa da Jansen, Ilhinha, Coroado e outros bairros. Nas últimas semanas, já haviam sido realizamos serviços do tipo em áreas como Cohafuma, no cruzamento do afluente do rio Anil com Avenida Jerônimo de Albuquerque.

.

DESCARTE

Na maioria dos casos, os alagamentos são provocados pela obstrução dos canais de escoamento de águas pluviais, muitas vezes causados pela retenção de resíduos sólidos ou lixo de descarte irregular. As ações da Semosp estão sendo complementadas pelos serviços desenvolvidos pelo Comitê Municipal de Limpeza em relação à coleta de lixo.

Segundo a presidente do Comitê Municipal de Limpeza, Carolina Estrela, a Prefeitura vai desenvolver campanhas educativas para que as pessoas adquiriam novos hábitos de descarte e relacionamento com a coleta regular. Há regiões da cidade onde a coleta é feita duas vezes por dia e, mesmo assim, registra descarte irregular. Caso da Avenida Ferreira Gullar, no bairro Ilhinha.

“Em levantamento realizado pelo comitê, identificamos alguns bairros onde o descarte irregular é contumaz. Na Ilhinha verificamos ser este um problema, apesar da regularidade do serviço de coleta”, aponta Carolina Estrela.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias