COMEMORAÇÃO

Glema comemora 57 anos de ações no estado

Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão comemora 57 anos de um trabalho voltado a ajudar aos desfavorecidos no Maranhão

Reprodução

A Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Glema) realiza grande programação, nesta segunda–feira (27), em comemoração aos 57 anos de fundação da loja localizada no Conjunto Bequimão, e de um trabalho voltado a ajudar as cidades do estado, ao longo da história.

Fundada em 27 de março de 1960, a Glema vem dando continuidade a tradição maçônica onde vem fortalecendo a instituição como entidade essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, visando à educação, o progresso do homem na sociedade. Atualmente a loja é liderada pelo Grão Mestre Ubiratan João de Castro.

Representante da maçonaria no estado, Ubiratan de Castro explicou o motivo das comemorações. “Nesta segunda-feira dia 27 de março, vamos completar 57 anos de existência, este ano por ser uma data especial, resolvemos fazer essa comemoração. Especial por quê? Pois essa data dar como resultado, um número do bicho cinquenta e sete é cinco e sete, que é doze, um + dois, são três e três pra gente significa um numero perfeito, o numero da divindade, e é por isso que é uma data especial e essa data só volta a ser comemorada novamente em 2026”, disse.

Um programa voltado ao grupo seleto de maçons do estado e convidados, com homenagens, coquetel, e uma boa musica, esta marcado para as 19h30, com presença de delegações de varias cidades do Maranhão. “Vamos ter a partir das 19h30 uma seção aberta pra maçons e cunhadas e alguns convidados, além de representantes de varias cidades, será uma seção light com capacidade para 200 pessoas, onde vamos prestar homenagens às pessoas que contribuíram para o crescimento da nossa grande loja. Às 21h30 devemos encerrar a seção depois vamos para o nosso salão de festa, onde devemos ter um coquetel com buffet, e para fechar a comemoração, teremos uma música ao vivo para a gente se confraternizar.

A loja maçônica no estado é conhecida atualmente por suas varias ações desenvolvidas ao longo de seus 57 anos, em favor das pessoas carentes. Crianças, mulheres e idosos são beneficiados através das mais diversificadas ações desenvolvidas pela loja em vários municípios do Maranhão.

“Olha a maçonaria em si já foi uma sociedade secreta, porem hoje entendemos que a sociedade precisa saber quem somos o que fazemos, como é feito o nosso trabalho e não

tem motivo nenhum para estarmos escondidos dentro dos tempos, e é por isso que hoje a nossa grande loja, tem uma nova cara, a sociedade em geral conhece nosso trabalho. Temos um grande trabalho em todo estado, hoje temos 60 lojas espalhadas pelo Maranhão, já realizamos diversas ações sociais na parte médica, ajuda a idosos e crianças, distribuição de cestas básicas, parceiras com hospital do câncer e hospital da criança, banco de sangue, mas além das atividades filantrópicas para o bem da humanidade desenvolvidas pela loja, Nós nos reunirmos para ver o que precisamos melhorar em relação à família, em relação ao no nosso trabalho ou seja como realizar uma melhora do gênero”, revelou o Grão Ubiratan.

Maçonaria

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Tem por princípios a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, a igualdade de direitos e obrigações sem distinção de religião, raça ou nacionalidade; a fraternidade entre os homens e consequentemente entre povos e nações.

Seus objetivos são: a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes. Entende por dever o respeito e os direitos dos indivíduos e da sociedade, protegendo e servindo o semelhante, resumindo o dever do homem assim: respeito a Deus, amor ao próximo e dedicação à família. O ideal maçônico preconiza a união de todos os povos, cultivando o respeito à personalidade, à justiça social e mais estreita solidariedade entre os homens.

A história da Maçonaria no Brasil registra sua existência desde o século XIX, cuja atividade sociopolítica resulta no papel decisivo na Independência do Brasil, Abolição dos Escravos e na Proclamação da República.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias