Literatura Mútua

Evento literário ocorre nesta semana em São Luís

Projeto leva ao público diálogo e troca de experiências sobre leitura e literatura

Reprodução

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o projeto Literatura Mútua realiza nesta semana mais duas edições, tendo como convidadas as escritoras Aurora da Graça, autora da coletânea “O Tempo Guardado das Pequenas Felicidades” (2009) e Sabryna Mendes, autora do romance “Cafés Amargos”. A primeira fala na quarta-feira (15), às 19h30, na Galeria Trapiche Santo Ângelo; a segunda na sexta-feira (17), às 15h, na Biblioteca Municipal José Sarney. A Galeria Trapiche Santo Ângelo está localizada na Avenida Vitorino Freire, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande. A Biblioteca Municipal José Sarney está situada na Rua do Correio, s/n, no Bairro de Fátima.

“A Literatura é uma das áreas da cultura de natureza interdisciplinar porque dialoga com cinema, artes visuais, música, entre outras linguagens. Iniciativas como essa se tornam referência para que a sociedade civil movimente os equipamentos culturais em parceria com o poder público”, destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

O Literatura Mútua está em sua décima quarta edição. O projeto, idealizado pela jornalista Talita Guimarães, tem levado ao público dos equipamentos culturais da Prefeitura de São Luís o diálogo e troca de experiências sobre leitura e literatura.

ESCRITORAS CONVIDADAS

Professora e bibliotecária, Aurora da Graça tem sua poesia fortemente marcada por uma conjunção de imagens e sentimentos. Na coletânea “O Tempo Guardado das Pequenas Felicidades” (2009) é possível conferir a reunião revisada dos três primeiros livros da autora – “Cavalo Dourado” (1977), “Nó de Brilho” (1981) e “Memória da Paixão” (1987) – à sua poesia inédita.

A poetisa maranhense chegou a trocar correspondências com Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, como destaca Talita Guimarães. “Recentemente, o biógrafo estadunidense Benjamin Moser divulgou a última carta escrita por Clarice Lispector em 1977 relatando uma possível vinda ao Maranhão. A cópia da mesma carta já havia sido publicada na edição de O Tempo Guardado das Pequenas Felicidades, atestando que a destinatária mencionada é a Aurora”, pontuou a jornalista.

A convidada do bate-papo na sexta-feira (17) será a autora Sabryna Mendes, que é natural de Itapecuru-Mirim (MA) e residente em São Luís há 7 anos. Estudante de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é vencedora do 35° Concurso Cidade de São Luís na categoria Romance (Prêmio Aluízio Azevedo) com o livro “Cafés Amargos”.

PROJETO

Projeto literário sem fins lucrativos, idealizado pela escritora e jornalista Talita Guimarães, que visa reunir escritores contemporâneos publicados ou não, em rodas de conversa mensais sobre experiências de leitura e escrita. Já compartilharam suas experiências com o projeto o poeta Felipe Castro (MA), a romancista Sabryna Mendes (MA), o cronista Jônatas (MA), a dramaturga Júlia Emília (MA), o fenômeno literário Thalita Rebouças (RJ), o expoente da Literatura Marginal Ferréz (SP), a jovem Duda Veloso (MA), o dramaturgo Igor Nascimento (MA), o cronista Gustavo Lacombe (RJ), o jornalista Zema Ribeiro (MA) e a poetisa Manu Marques Barbosa (MA).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias