Ecoponto do Jardim América é o quinto de São Luís
O local tem capacidade para receber 100 toneladas de resíduos por mês. O espaço recebe resíduos de segunda a sábado, das 7h às 19h
O bairro Jardim América e as comunidades adjacentes contam com um espaço adequado para descarte dos resíduos que não são recolhidos pela coleta domiciliar regular. A Prefeitura de São Luís entregou oficialmente o Ecoponto do bairro, nesta quarta-feira (22). O equipamento recebe materiais de grande volume que não são recolhidos na coleta convencional, diminuindo, assim, os pontos de descarte irregular de resíduos. O espaço também envolve diretamente a comunidade conscientizando quanto ao descarte regular e a entrega voluntária dos itens.
A coordenadora do Comitê de Limpeza Urbana, Carolina Estrela, destacou a importância de mais esta ação da Prefeitura de São Luís. “Os Ecopontos são uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população e também tem papel importante na execução de práticas sustentáveis para a cidade. Este é um bairro de grande fluxo de população e que era bastante demandado por um espaço deste tipo”, disse. A coordenadora destacou ainda que nos bairros onde já funcionam ecopontos, tanto catadores, quanto população vem se conscientizando do melhor manejo dos resíduos.
O Ecoponto do Jardim América tem capacidade para receber 100 toneladas de resíduos por mês, podendo variar de acordo com a demanda. “Os Ecopontos proporcionam a revitalização de áreas abandonadas ou terrenos baldios, onde o descarte irregular contribui para a disseminação de doenças. O resultado é um bairro mais limpo e com saúde”, completou Carolina Estrela.
“O Ecoponto vem favorecer a comunidade até mesmo porque vai acabar com o descarte irregular de resíduos nesta região. Fou uma luta da comunidade que conquistou por meio de uma parceria com a Prefeitura. Agradecemos ao prefeito Edivaldo que nos atendeu e prestigiou nosso bairro”, disso Edimilson Costa, presidente da União de Moradores do Jardim América.
O morador diz que a implantação do Ecoponto significa qualidade de vida para os moradores. “Onde está instalado hoje o Ecoponto era um local de descarte e foco de doenças. Agora, vamos conscientizar a comunidade sobre a importância do uso do espaço de forma correta”, frisou Newton Magno Gomes.
O espaço está localizado na Avenida 3 – atrás da Associação de Moradores do Jardim América – e recebe resíduos de segunda a sábado, das 7h às 19 horas. Atualmente existem mais quatro Ecopontos na capital, nos bairros do Parque Amazonas, Bequimão, Turu e Angelim.