Semed

Consulta pública para Sistemática de Avaliação e Marco Conceitual está aberta até o dia 14 de março

O objetivo é chamar a atenção de toda a comunidade escolar e a sociedade em geral para apreciar e contribuir com os documentos, disponíveis no site da Prefeitura

Reprodução

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), mantém abertos para consulta pública até o dia 14 de março os documentos da Sistemática de Avaliação da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís e do Marco Conceitual da Proposta Curricular. O objetivo é chamar a atenção de toda a comunidade escolar e a sociedade em geral para apreciar e contribuir com os documentos, disponíveis no site da Prefeitura – http://semed.saoluis.ma.gov.br/sistematicadeavaliacao/ e http://semed.saoluis.ma.gov.br/pcmc/.

A Sistemática de Avaliação da Rede é um documento que oficializa as práticas avaliativas desenvolvidas na escola e o Marco Conceitual norteia a construção de uma nova proposta curricular. As principais mudanças dizem respeito ao tempo escolar e a mensuração de resultados. Com a nova proposta, a organização das turmas passa a ser em “anos” e não mais em “ciclos”, com exceção dos três primeiros anos que continuarão compondo o “Ciclo de Alfabetização”, e a representação do processo de avaliação da aprendizagem será em “notas” e não mais em “conceitos”.

O Secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa, destaca que todas as mudanças em pauta foram propostas pelos educadores e a comunidade escolar. Por isso, pede aos professores, gestores, coordenadores pedagógicos, pais de alunos e sociedade para que acessem os documentos no portal da Prefeitura de São Luís e contribuam. “Estamos convictos de estar no caminho certo, trabalhando com o intuito de elevar os indicadores educacionais do município de São Luís, conforme orientação do prefeito Edivaldo”, frisa Moacir Feitosa.

ORIENTAÇÃO

A professora Vera Lúcia Gonçalves Pires, que coordena o Núcleo de Avaliação da Semed, observa que já houve um momento de sensibilização das escolas, onde professores, gestores e coordenadores pedagógicos foram orientados a acessar e contribuir com a Sistemática de Avaliação e o Marco Conceitual. Os encontros formativos realizados com esse objetivo aconteceram nos dias 9,10,14 e 15 de fevereiro, na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, no bairro Alemanha. Cerca de 1.200 educadores participaram das formações.

“Este é um momento muito esperado pelos educadores da rede pública de São Luís e a comunidade em geral. Todas as mudanças propostas visam elevar os níveis de proficiência dos estudantes e consequente elevar os indicadores educacionais”, assinala Vera Gonçalves Pires.

Professores, gestores, coordenadores pedagógicos, pais de alunos, ou qualquer pessoa que queira dar sua contribuição aos documentos, pode acessar os links, onde os documentos estão disponíveis e inserir sua opinião/sugestão. Após o dia 14 de março, as contribuições serão avaliadas e sistematizadas, para serem enviadas para o Conselho Municipal de Educação para validação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias