Arquidiocese de São Luís lança Campanha da Fraternidade 2017
Evento acontece no dia 4 de março, no Ginásio Castelinho
Desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), anualmente, apresenta a Campanha da Fraternidade (CF) como caminho de conversão quaresmal. Para 2017, a CF traz como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema vem inspirado no livro de Gênesis 2,15: “Cultivar e guardar a criação”.
A temática escolhida, segundo a CNBB, dá ênfase à diversidade dos biomas brasileiros. Além disso, propõe criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. “A campanha deseja, antes de tudo, levar à admiração, para que todo o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada”, declarou o secretário-geral da Conferência, dom Leonardo Ulrich Steiner.
Na Arquidiocese de São Luís, todas as paróquias já receberam formações sobre o tema, que devem ser repassadas ao máximo de cristãos. Após essa etapa, a Igreja celebra o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2017, que acontece no dia 4 de março, no Ginásio Castelinho. A programação inicia às 14h30 com a acolhida das caravanas, seguida de oração, palestra sobre biomas maranhenses e Missa Solene, presidida por dom José Belisário da Silva, arcebispo Metropolitano de São Luís e concelebrada pelo clero arquidiocesano.
Segundo o arcebispo, a CF 2017 chama a atenção para a maneira que os brasileiros desempenham a missão de cultivar e guardar a criação. “Nossa responsabilidade é grande. Não se trata de buscar culpados. Trata-se, antes de tudo, de conhecermos melhor cada bioma e as pessoas que nele habitam e trabalham, para não ganharmos mais dinheiro – ou, pelo menos, não em primeiro lugar e acima de tudo”, afirma.
Biomas
O bioma é o conjunto e interação de vários elementos (solo, clima, vegetação, entre outros) característicos de uma determinada região. Ele também é formado por todo ser vivo daquela região. No Brasil, os principais tipos de biomas são: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampas e Pantanal.
Já o Maranhão apresenta predominância de Floresta Amazônica, Restinga, Manguezal, Campos (Baixada Maranhense), Cerrado e Mata de Transição (Mata dos Cocais). A Campanha da Fraternidade 2017 ainda tem o objetivo de despertar a população para cuidar da criação e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos. Segundo o geógrafo Ribamar Carvalho, a qualidade de vida perpassa por um ambiente ecologicamente equilibrado, porém “esse discurso acaba sendo difícil, quando abordamos questões econômicas, uma vez que a geração de emprego tem um impacto maior do que questões ambientais”.