Saúde

Ações de prevenção de doenças são realizadas na Baixada Maranhense

População recebeu informações sobre doenças como câncer, Aids/HIV, Hepatites, entre outras

Reprodução

Atividades de prevenção e combate ao câncer e a doenças como AIDS/HIV, Hepatites, Febre Amarela, Hanseníase, Hipertensão e Diabetes foram intensificadas na região da Baixada Maranhense durante a Caravana Governo de Todos. Realizada sexta-feira (17) no município de Palmeirândia e sábado (18) em São Vicente Ferrer e Bacurituba, a Caravana levou, entre outras atividades, serviços na área da saúde, beneficiando a população com exames e orientações.

Com aferição de pressão e glicemia e avaliação e orientação nutricional, o poder público estadual executou durante a ação um trabalho de combate a doenças como hipertensão e diabetes. “Uma alimentação saudável é capaz de prevenir muitas doenças, além da obesidade. Também orientamos as pessoas com diabetes a se alimentarem de forma correta, informando sobre o que pode ou não pode comer”, ressaltou a coordenadora de Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Raimunda Cardoso.

A caravana tem possibilitado o acesso a serviços como o de informações sobre alimentação saudável. A dona de casa Leonilde Soares, 27 anos, teve, pela primeira vez, a oportunidade de passar por uma avaliação nutricional. “Gostei muito da orientação que recebi aqui. Percebi o quanto uma boa alimentação pode ajudar na saúde. Eu nunca tinha participado de uma ação assim e gostei bastante, porque também pude me vacinar”, disse.

Durante a atividade nos três municípios, a equipe de imunização atualizou a carteira de pessoas de toda faixa etária, vacinando contra doenças como Febre Amarela, Tétano e Hepatite. A estudante Nilze Regina Serra, 20 anos, é do povoado de Conceição e foi beneficiada com a atividade. “Vim olhar o movimento e acabei tomando três vacinas, contra Febre Amarela, Tétano e Hepatite. Uma ação como essa é muito importante pra gente”, contou.

Também foram realizados testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e Hepatites. Ainda em combate às DSTs/AIDS, foram realizadas abordagens educativas com distribuição de preservativos. A Caravana Governo de Todos também levou para os municípios orientações sobre a Hanseníase. Com informações sobre os sintomas e avaliação dos pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde tem reforçado o combate à doença por todo o estado.

“Estamos fazendo um trabalho de orientação e busca ativa. Através de uma avaliação, a gente descobre se a pessoa tem ou não alguma mancha suspeita ou apresenta alguma dormência nas mãos ou nos pés. Fazemos então o exame físico e, dependendo do diagnóstico, a gente faz o encaminhamento para o serviço municipal ou para o serviço de referência na capital”, explicou o fisioterapeuta do Programa Estadual de Combate à Hanseníase, Mário Henrique.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria de Estado da Mulher realizou em São Vicente Ferrer e Palmeirândia exames preventivos e mamografias com a Carreta da Mulher e o Programa Mamógrafo Móvel. As atividades fortalecem as ações de combate ao câncer executadas pelo poder público estadual. Através do projeto da Caravana Governo de Todos, da Secretaria de Estado de Comunicação e Articulação Política (Secap), as atividades serão levadas para outros municípios, beneficiando maranhenses e intensificando o combate a doenças por todo o estado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias