Ação na faixa de pedestres é realizada no Centro
“Só com um pare deste tamanho para os motoristas respeitarem a faixa”
“Só com um pare deste tamanho para os motoristas respeitarem a faixa”- A frase é da estudante Eduarda Sousa, que usa transporte público e todos os dias tem que passar na faixa de pedestres para chegar à parada de ônibus. Ela se referia à ação do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizada nesta quinta-feira (23) na faixa em frente ao Ceprama, na Região Central de São Luís.
Por repetidas vezes, as educadoras do Detran-MA ocuparam toda a extensão da faixa de pedestres, segurando letras grandes para formar a palavra ‘PARE’ no meio da avenida, fazendo com que motoristas dessem preferência para o pedestre. Durante a ação, também foram feitas abordagens educativas com distribuição de material informativo sobre a importância de respeitar a sinalização de trânsito.
O chefe da Divisão de Orientação de Trânsito, Gilmárcio Lopes, reforça que o trabalho de Educação para o Trânsito nas faixas não consiste em uma simples panfletagem, o educador conversa com o motorista e com o pedestre. “O objetivo da ação é sensibilizar, por isso fazemos as abordagens. Acreditamos que São Luís pode ser uma cidade que respeita a faixa de pedestre. Só depende que cada um faça a sua parte”, destacou Gilmárcio.
O advogado Luís Figueiredo foi surpreendido pela ação do Detran-MA quando dirigia e aprovou a iniciativa. “Parar na faixa é um gesto de gentileza e de proteção à vida, mas muitos ainda não têm essa consciência. O Detran-MA está de parabéns. Mudar o comportamento das pessoas é um trabalho de formiguinha, mas é necessário”, disse ele.
O respeito à faixa de segurança vale para motoristas e pedestres. Quem está a pé no trânsito deve usar a faixa para atravessar ruas e avenidas e não tentar chegar do outro lado, forçando a travessia ou em trecho sem a sinalização. Já o motorista deve parar sempre que houver pedestre no bordo da pista na altura da faixa. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre é infração gravíssima com penalidade de multa e acréscimo de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).