Educação Profissional

Unidades móveis do Senai educam 1.712 alunos

A meta da organização é ampliar esse quantitativo em 2017, alcançando mais maranhenses que estão em busca de qualificação

Reprodução

As oito Unidades Móveis do Senai percorreram milhares de quilômetros no ano passado levando educação profissional a 1.712 alunos nas mais longínquas cidades do Maranhão. A meta da organização é ampliar esse quantitativo em 2017, alcançando mais maranhenses que estão em busca de qualificação e desejam aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Nas unidades são oferecidos cursos nas áreas de automação, construção civil, inclusão digital, panificação, refrigeração, soldagem e vestuário.

A proposta do Senai com as Unidades Móveis é simples: levar educação para locais distantes e que normalmente não possuem demanda para justificar a implantação de uma unidade fixa com salas de aula e laboratórios, por exemplo.

Além disso, os cursos do Senai – que podem ser de iniciação profissional, qualificação e aperfeiçoamento – também são ministrados dentro das indústrias nas unidades móveis, os quais são customizados para atender a demanda de cada localidade, de acordo com a necessidade do mercado e das indústrias da região.
“As unidades móveis alcançam os maranhenses em qualquer lugar do Estado levando educação profissional. Especialmente em tempos de retração da economia e de demissões nas empresas, os profissionais mais qualificados também podem conseguir uma vaga mais facilmente quando a economia voltar a crescer e as empresas retomarem as contratações. E as pesquisas confirmam: quem tem qualificação profissional tem mais chances de manter o emprego”, afirmou o diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva.

O maranhense Vinícius Oliveira da Silva, 22, cursou Desenho Técnico de Construção Civil em uma das Unidades. Para ele, ser capacitado dentro da própria empresa em que trabalha foi uma das maiores vantagens da Unidade Móvel, além da aquisição de novos conhecimentos. “Fiz o curso na Unidade Móvel e foi muito bom mesmo. Depois desse, eu saí em busca de outro curso do SENAI, o de Fundamentos de Logística, dessa vez de educação a distância, e foi justamente na área em que trabalho. Gostei muito, serviu para despertar conhecimentos em novas áreas e agregar teoria e prática”, revelou o funcionário da empresa Amorim Coutinho, que atua no setor da construção civil no Maranhão.

Segundo informações do SENAI-MA, agora em janeiro, as cidades de Balsas, Miranda do Norte e mais duas indústrias estão sendo atendidas com cursos de qualificação profissional nas Unidades Móveis de Construção Civil, Panificação e Automação.

Para solicitar atendimento de cursos em Unidades Móveis, o contato deve ser realizado com o Departamento Regional do SENAI, no bairro da Cohama, em São Luís, ou por meio dos telefones (98) 2109-1881 ou 2109-1859, ou ainda nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI localizados nas cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias e Imperatriz.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias