Educação

Professores de xadrez são capacitados

Projeto piloto será desenvolvido em oito unidades escolares da rede estadual e deve atender 800 estudantes

Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) certificou, nesta quarta-feira (23), vinte e dois professores que foram capacitados para atuar no projeto Xadrez nas Escolas, uma ação do desenvolvida em parceria com o campeão mundial de xadrez, Rafael Leitão.

O projeto Xadrez nas Escolas é um projeto piloto que será desenvolvido, inicialmente, nas unidades escolares da rede estadual: C.E. Barbosa de Godóis, U.I. Jackson Lago, Cintra, C.E. Sagarana II, C.E. Estado do Rio Grande do Norte, C.E. Colégio Militar 2 de Julho, U.I. Maria Firmino dos Reis e C.E. Estado do Mato Grosso, e deve atender cerca de 800 estudantes.

A capacitação dos professores e gestores aconteceu em duas etapas. A primeira, nos dias 14 (terça-feira) e 15 (quarta-feira) deste mês, e foi ministrada pelo enxadrista carioca, Luiz Loureiro. A segunda etapa foi realizada nesta terça (21) e quarta-feira (22), que desta vez foi ministrada pelo enxadrista paulista, Alexander Sigrist.
Durante a capacitação, os educadores receberam informações básicas sobre o xadrez desde a história, a filosofia deste esporte, o sentido do jogo, as contribuições para o desenvolvimento do raciocínio e, principalmente, sobre as regras e os detalhes de uma partida de xadrez.

“A capacitação foi realizada em duas etapas e isso foi muito benéfico, porque de uma etapa para outra os professores ficaram pensando sobre o que eles aprenderam, e as duvidas que surgiram eles tiveram como tirar na última etapa. E no final eles já estavam jogando xadrez sozinho. Todos demonstraram um interesse surpreendente, eu realmente não esperava tanto interesse, tanto que os instrutores falaram que foi a melhor turma que eles já treinaram e isso deixa a gente muito empolgado para iniciar o projeto com as crianças agora”, pontuou Rafael Leitão, coordenador do projeto nas escolas.

Os professores que foram capacitados elogiaram a iniciativa da Seduc. “A capacitação foi muito rica e de um valor imensurável, porque nos dá a chance de despertar nos alunos e no próprio educando a necessidade de trabalhar um pouco mais a parte da criatividade, da concentração e das habilidades manuais e visuais que o xadrez proporciona. Quando fui chamada a participar desse desafio, aceitei de imediato porque já havia participado de outro anteriormente, foi quando me encantei pelo xadrez e descobri os benefícios que ele pode trazer aos alunos, como melhorar a atenção, a percepção nos aspectos cognitivo, motor e psicológico”, destacou Adriana Martins Melo, professora de Educação Física do C.E. Sagarana II.

“No meu caso que nunca tinha mexido em uma peça de xadrez, não sabia nem a posição inicial das peças no tabuleiro, a semente foi plantada. Irei levar para a minha escola. Teremos uma equipe de alunos para participar dos jogos escolares e em consequência disso eles vão melhorar sua qualidade intelectual. O Governo do Estado e o Secretário de Educação, Felipe Camarão, estão de parabéns por conta dessa iniciativa”, disse José Clarindo Coelho Neto, coordenador de esporte do Colégio Militar 2 de Julho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias