Carnaval 2017

Prefeitura realiza teste de luz na Beira-Mar e no último ensaio técnico na Passarela do Samba

Desde o ano passado, todo o sistema de iluminação da Passarela do Samba foi substituído por luminárias com tecnologia de LED.

Reprodução

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), finalizou na noite desta quinta-feira (23), os últimos ajustes no sistema de iluminação da Passarela do Samba e do circuito dos blocos, que este ano encerrará na Praça Maria Aragão, dentro da programação “Carnaval de Todos”, feito em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Os testes foram mais uma etapa do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal no sentido proporcionar ao folião local e ao que visita a cidade, bem como às agremiações, um Carnaval seguro e tranquilo.

Segundo o secretário municipal de Obras, Antônio Araújo, essas intervenções farão a diferença durante a festança, reforçando o compromisso assumido pelo prefeito Edivaldo com a valorização da cultura popular. “Ganham os foliões, ganham os blocos, ganha a cidade. A iluminação feita para o Carnaval valoriza o nosso patrimônio histórico e tranquiliza o cidadão que deseja brincar com segurança. Na Passarela do Samba, as melhorias irão evidenciar o trabalho das escolas, que a cada ano tem superado as expectativas e realizado um verdadeiro espetáculo”, ressalta.

Desde o ano passado, todo o sistema de iluminação da Passarela do Samba foi substituído por luminárias com tecnologia de LED, que são mais econômicas e eficientes. A passarela, que dispõe de sete torres de luz, com nove projetores de 2000W cada, passou por reparos na fiação, luminárias e quadros de distribuição.

Durante os testes, as equipes da Superintendência de Iluminação Pública fiscalizaram o acendimento e a luminância dos refletores, com o intuito de avaliar o desempenho do sistema e, se necessário, realizar as devidas correções.

Na Avenida Beira-Mar, além da instalação de novos projetores no entorno do prédio da RFFSA, as luminárias características do Centro Histórico foram recuperadas, valorizando um dos cartões postais mais bonitos da capital.

LIMPEZA

A Semosp organizou um cronograma especial para a manutenção da limpeza pública durante os dias de festa. Os trabalhos tiveram início ainda na semana passada, com a execução dos serviços de capina, varrição, coleta e pintura de meio-fio. As ações contemplam ainda a instalação e substituição de luminárias, limpeza mecanizada e lavagem do circuito com carros-pipa na Avenida do Anel Viário e em vias da Madre Deus, Largo do Caroçudo, nas praças Nauro Machado e Deodoro, na Lagoa da Jansen e no Espigão da Ponta d’Areia.

Nos dias de folia a Prefeitura disponibilizará 250 agentes de limpeza que estarão concentrados na manutenção dos corredores da folia. Para evitar o descarte de lixo de forma irregular serão distribuídas 200 lixeiras em pontos estratégicos, além de oito caçambas, dois carros compactadores e três caminhões-pipas para realizar a lavagem dos locais.

Além dos serviços de limpeza e manutenções da iluminação pública, a Semosp está realizando melhorias nas vias que vão receber a programação do Carnaval. Na Avenida Beira-Mar e na Madre Deus, está sendo feita a substituição de tampas de bueiros. As ruas do Passeio, do Norte, São Pantaleão, a Avenida do Gavião, a Praça da Saudade e a Avenida Rui Barbosa, onde acontecerá a programação oficial, também estão recebendo serviços.

Em paralelo, a Prefeitura de São Luís também trabalha para garantir a acessibilidade de calçadas, com a substituição e pintura de meio-fio, que garantem conforto para que os brincantes aproveitem a festa com segurança em todo o circuito carnavalesco. Integradas a essas ações, todo o sistema de iluminação está sendo adequado na área do percurso dos blocos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias