neste domingo

Prefeitura de São Luís realiza concurso para Educação

Conforme o edital, os portões serão abertos às 8h e o certame inicia às 9h

Divulgação

Foto; Reprodução

As provas para o concurso público da rede municipal de ensino serão realizadas na manhã deste domingo (5). O concurso é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís e a realização das provas está sob a coordenação do Centro Brasileiro de Pesquisa, Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cesp/UnB). Conforme o edital, os portões serão abertos às 8h e o certame inicia às 9h.

Foram cerca de 30 mil candidatos inscritos para concorrer às 822 vagas oferecidas. As vagas, incluindo cadastro de reserva, são para para os níveis médio e superior, com oportunidades no magistério e em Educação Especial.

Serão aplicadas provas objetivas e discursivas com duração de 4 horas e 30 minutos. O candidato deve estar no local com, no mínimo, uma hora de antecedência do horário fixado para o início das provas, portando caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas estão previstos para serem divulgados terça-feira (7), a partir das 19h, horário de Brasília. O resultado final das provas objetivas e provisório da prova discursiva estão previstos para divulgação no dia 3 de março. As informações também poderão ser consultadas nas páginas do Cesp-UnB e da Prefeitura de São Luís, nas referidas datas.

O certame faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela administração do prefeito Edivaldo para diminuir o déficit de professores na rede municipal de ensino e reestruturar a educação municipal, além de promover a valorização de docentes.

A secretária municipal de Administração (Semad), Mittyz Fabíola Carneiro Rodrigues, destacou que o concurso vai reunir milhares de cidadãos que sonham em poder gerar renda e estabilidade às suas famílias. “Este certame é parte das ações determinadadas pelo prefeito Edivaldo para garantir uma educação de qualidade no município. A partir deste concurso, São Luís vai conseguir reforçar o seu quadro de educadores, suprindo a demanda das escolas em geral e, de forma pioneira na rede municipal, a área da Educação Especial”, afirmou a titular da Semad.

A expectativa da secretária de Administração é de um processo tranquilo e organizado. “Acreditamos que a executora do concurso tem as condições de organizar todo o processo de forma tranquila e segura, tanto para o candidato que se submeterá às provas quanto para a Prefeitura de São Luís. Estamos felizes por esta conquista, de mesmo em um momento díficil para os municípios, do ponto de vista econômico e financeiro, conseguir valorizar os profissionais da educação e realizar este amplo processo seletivo”, enfatizou Mittyz Rodrigues.

O certame a ser realizado neste domingo é o primeiro para a área da Educação em oito anos. Em 2013, um processo seletivo simplificado contratou 650 professores para suprir, de forma emergencial, a demanda de professores na rede municipal. O concurso público, que abrange também vagas para o quadro administrativo da Semed, é mais um passo na direção de zerar esse déficit. “Este processo é de suma importância para a rede escolar municipal, uma vez que vai suprir uma carência histórica de servidores na área, ajudando a concretizar um compromisso assumido pelo prefeito Edivaldo com a população: o de reforçar a qualidade da educação para todos os matriculados na rede municipal”, enfatizou Feitosa.

Os salários iniciais variam de R$ 1.112,09 para cargos de nível médio; e de até R$ 2.661,20 para o nível superior. O concurso, com validade de dois anos, conta ainda com vagas no cadastro de reserva.

Locais de provas 

Os locais de prova estão disponíveis na página do Cespe/UnB pelo endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pref_saoluis_16/. Basta o candidato clicar no link ‘Consulta de local e horário das provas objetivas e discursiva’. Na tela seguinte, deve ser informado o CPF para fazer a consulta. A informação pode ser acessada ainda na página da Prefeitura, no endereço: http://www.agenciasaoluis.com.br/exibe_editais.asp?id_edital=1215.

As vagas oferecidas no certame são no magistério para professores de artes, ciências, educação física, educação infantil, filosofia, ensino religioso, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, atendimento educacional especializado, braile, língua brasileira de sinais, intérprete de língua brasileira de sinais, suporte pedagógico e professor 1° ao 5° ano.

Os inscritos para nível médio vão concorrer às vagas para os cargos de cuidador escolar, monitor de transporte escolar e para transcritor e adaptador de Sistema Braille. Os de nível superior têm oportunidades nas áreas de arquitetura, assistência social, engenharia civil, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, revisor de braile e terapia ocupacional.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias