Quem são?

Os nomes por trás dos ginásios maranhenses

Conheça a história dos homenageados em cinco dos principais ginásios de São Luís

São Luís sempre foi uma cidade destacada em várias modalidades esportivas, e os seus ginásios poliesportivos sempre foram motivos de orgulho dos moradores da cidade. Durante muitos anos, as grandes disputas entre escolas dos Jogos Escolares Maranhenses foram realizadas no Costa Rodrigues.

Mas, além disso, os ginásios ludovicenses também foram palco de competições nacionais e triunfos maranhenses a nível nacional. Mas você, maranhense, conhece as personalidades por trás dos nomes destes palcos esportivos.

A reportagem de O Imparcial buscou contar a história dos cinco principais ginásios da capital maranhense a partir dos feitos de seus homenageados.

Ginásio Costa Rodrigues

O ginásio foi inaugurado em 1966, no Centro de São Luís, e batizado em homenagem ao médico e político Antonio Eusebio da Costa Rodrigues. Recentemente, o local passou por uma demorada reforma, mas foi reinaugurado em 2014.

Nascido em São Luís no ano de 1915, Costa Rodrigues formou-se em medicina em 1938, na Bahia. Retornando ao Maranhão ingressou na carreira política ao ser nomeado prefeito de Pinheiro em 1941, passando depois a ocupar o mesmo cargo em São Luís entre 1948 e 1951.  Voltou ao comando da capital maranhense entre 1963 e 1965, quando construiu o ginásio com seu próprio nome, que foi inaugurado no ano seguinte.  Continuou com suas atividades na medicina nos anos seguintes, vindo a falecer em São Luís no ano de 1989.

 

Ginásio Georgiana Pflueger

O Ginásio do Georgiana Pflueger, mais conhecido como Castelinho, localizado no Complexo Esportivo Canhoteiro, no bairro do Outeiro da Cruz, foi inaugurado em 1982 com uma capacidade para 6.500 pessoas, o maior de São Luís.

O local foi rebatizado com o nome da atleta de vôlei Georgiana Pflueger no início da década de 1990. A jovem faleceu aos 19 anos após um acidente de carro em 1989 e decorrência de um erro médico.

Atualmente, o ginásio é responsável por sediar os jogos do Sampaio Basquete na Liga de Basquete Feminino.

Ginásio Paulo Leite

O Ginásio Paulo Leite foi inaugurado em dezembro de 2006 para prática de Judô e demais artes marciais, mas hoje é utilizado também para a realização de jogos de basquete. O espaço tem capacidade para 600 pessoas.

O nome do local é uma homenagem a um dos pioneiros do judô no Maranhão: Paulo Leite. Ele trouxe a prática para o estado em 1966 e foi um dos grandes divulgador das artes marciais até o momento de sua morte em 2003. Até hoje, a família Leite é considerada a mais importante do judô no Maranhão.

Ginásio Guioberto Alves

O Ginásio Esportivo Guioberto Alves foi inaugurado na década de 70 no Bairro de Fátima. Foi restaurado em 1988 e passou por novas reformas no ano de 2011. Hoje é uma das praças esportivas utilizadas para as disputas de futsal dos JEMs.

O local foi batizado em homenagem ao locutor esportivo Guioberto Alves, que se destacou imensamente no rádio maranhense nas décadas de 1960 e 1970. Alves nasceu no Pará e chegou a São Luís em 1963 para fazer parte da equipe da Difusora AM. Morreu em um acidente automobilístico em 1972 nas imediações de Peritoró aos 32 anos de idade.

Ginásio Rubem Goulart

O ginásio localizado na Avenida Kennedy, no Bairro de Fátima, foi construído em 1977 e recebeu o nome em homenagem ao desportista e professor Rubem Teixeira Goulart.

Goulart nasceu em 1920, na cidade de Guimarães, se destacando esportivamente principalmente a partir de 1942 quando ingressou na Escola Nacional de Educação Física e atuou em diversas modalidades como vôlei, basquete e atletismo. No ano seguinte, foi um dos principais nomes das Olímpiadas Universitárias defendendo as cores do Fluminense quando foi vice-campeão no decatlo.

Além de educação física, foi um dos pioneiros do ensino da natação, dando aulas no Clube Jaguarema, Grêmio Lítero Recreativo Português e Casino Maranhense, em São Luis. Em 1953, submeteu-se ao vestibular para o curso de Direito, participando do esporte universitário nas modalidades de basquetebol, voleibol e atletismo, representando o Maranhão nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs. Foi professor do Colégio Batista Daniel de La Touche; administrador do Ginásio Charles Moritz, do SESC; e diretor do Departamento de Educação Física do Município de São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias