Janeiro

Mutirão de glaucoma atende mais de 4 mil pessoas

As atividades do mutirão alcançaram moradores de São Luís e a população de mais de quarenta municípios de seis regionais de saúde

Reprodução

Mais de quatro mil pessoas foram beneficiadas durante as atividades do mutirão do glaucoma no mês de janeiro. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital do Olho e a Oftalmo Day Clinic. As atividades do mutirão alcançaram moradores de São Luís e a população de mais de quarenta municípios de seis regionais de saúde. No interior do estado, 47% dos pacientes atendidos foram diagnosticados com o glaucoma.

A ação amplia o acesso da população a exames, consultas oftalmológicas e medicamento para combate ao glaucoma. Durante o primeiro mês do ano, o mutirão percorreu municípios das regionais de saúde de Presidente Dutra, São João dos Patos, Itapecuru, Bacabal, Barra do Corda e Pedreiras. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, avaliou positivamente os resultados das primeiras atividades do mutirão em 2017.

“No ano passado, beneficiamos muitas pessoas. Nossa proposta esse ano é ampliar esse alcance e intensificar as atividades do mutirão por todo o estado. Esse é um trabalho de prevenção e combate, importante para quem necessita, mas não tem condições de acesso ao tratamento adequado. Estamos satisfeitos com esse primeiro resultado e esperamos beneficiar muitos outros cidadãos maranhenses”, disse.

A doença, caracterizada por uma lesão no nervo óptico, pode causar cegueira. O grupo de risco inclui pessoas acima de 40 anos, com a pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma e portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.

Durante o atendimento no mutirão, os pacientes passam por três tipos de exames, a campimetria, a tonometria e a fundoscopia. Os procedimentos servem para verificar falhas no campo de visão central e periférica do paciente, medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho. Com os resultados dos exames, os pacientes passam por avaliação médica, onde são orientados e encaminhados para tratamento adequado.

O oftalmologista Vinícius Silva alertou para a importância do diagnóstico precoce. “Avaliando esses três exames, a gente consegue chegar ao diagnóstico e melhor encaminhar os pacientes. O glaucoma é uma doença silenciosa que por, muitas vezes, não apresenta sintomas aparentes. A cegueira do glaucoma é irreversível, então é muito importante detectar precocemente a doença. Por isso alertamos principalmente as pessoas inseridas nos grupos de risco”, explicou.

PROGRAMAÇÃO EM FEVEREIRO

03 a 05/02 – Regional de Chapadinha: Paulino Neves, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, São Bernardo, Brejo, Chapadinha, Araioses, Magalhães de Almeida, Santa Quitéria do Maranhão, Milagres do Maranhão, Mata Roma e Anapurus.

10 a 12/02 – Regional de Saúde de Pinheiro: Alcântara, Bequimão, Presidente Sarney, Pinheiro, Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Mirinzal, Turiaçu, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Cururupu, Central do Maranhão, Peri-mirim, Turilândia, Pedro do Rosário, Porto Rico do Maranhão e Guimarães.

15 a 18/02 – Regional de Zé Doca: Boa Vista do Gurupi, Amapá do Maranhão, Centro do Guilherme, Presidente Médici, Junco do Maranhão, Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão, Governador Nunes Feire, Cândido Mendes e Godofredo Viana, Luís Domingues e Carutapera.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias